Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fufuca quer criar “bolsa-técnico” e financiar aposentadoria de atletas

André Fufuca participou de evento na Câmara dos Deputados nesta quarta (29)

O ministro do Esporte, André Fufuca, defende a criação de um programa para patrocinar individualmente técnicos esportivos e de um financiamento para aposentadoria de atletas brasileiros de alto rendimento. As sugestões foram feitas por ele em evento na Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (29/11).

O “bolsa-técnico” teria um modelo semelhante ao Bolsa Atleta, que atende esportistas de alto rendimento que alcançam bons resultados em competições nacionais e internacionais.

“O atleta tem o direito, mas o técnico também tem. O técnico do boxe, por exemplo, a vida dele é a vida do atleta. O atleta vai ser beneficiado, mas ele tem família e despesas, tem que dar conta do lazer, saúde e educação dos seus filhos. É importante que possamos avançar também na questão”, disse.

Ao sugerir o financiamento da aposentadoria para os atletas, Fufuca comparou as carreiras dos esportistas às dos médicos. “O atleta trabalha a vida toda. É igual médico: trabalha a vida toda e, no dia que para, passa dificuldade. Assim como um médico, ele não tem plano de cargos e salários. Se ele parar de trabalhar e não tiver feito o pé de meia dele, vai ficar dando plantão o resto da vida. Nós temos que debater uma forma de como o atleta vai ter aposentadoria. Temos que ver uma maneira de financiar isso”, disse, completando:

“O atleta de alto rendimento leva o nome do Brasil para o mundo inteiro e quando para de competir, não ganha um centavo. Se ele não tiver nome para fazer propaganda, vai passar necessidade.”

André Fufuca é ministro do Esporte desde setembro, quando assumiu a pasta no lugar de Ana Moser, ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais