Ouvindo...

Câmara adia votação do projeto de lei que tributa offshores e fundos exclusivos

Expectativa do relator Pedro Paulo (PSD-RJ) era aprová-lo na sessão desta quarta-feira (4); votação foi adiada

Votação foi adiada após reunião entre os líderes nesta quarta-feira

A Câmara dos Deputados decidiu adiar a votação do Projeto de Lei (PL) que prevê a taxação das offshores nos paraísos fiscais e dos fundos fechados de investimento — apelidados de fundos dos super-ricos. Inicialmente, a proposta estava na pauta do plenário desta quarta-feira (4), mas, a discussão acabou adiada após reunião dos líderes com o presidente Arthur Lira (PP-AL). A nova previsão, sinalizada pelo líder da maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é que a votação ocorra apenas no dia 24 de outubro.

Leia também:

Ao longo dessa quarta-feira, o relator Pedro Paulo (PSD-RJ) e as lideranças atreladas à base governista propuseram articulações para negociar a aprovação da matéria. Entretanto, não houve clima para colocar a matéria à votação, e a expectativa é que novas discussões até aconteçam na próxima semana; quando o presidente Arthur Lira se ausentará para viajar à Índia e à China.

Após a decisão do colégio de líderes, Pedro Paulo afirmou que o adiamento é plausível para garantir que a Câmara aprove a proposta de lei ‘com segurança’ e ‘sem corre-corre’. “Esse pedido [de adiamento] surge para o projeto ser melhor esclarecido. Muitos líderes já tinham compreensão sobre o texto, mas não houve tempo suficiente para repassar às bancadas e ouvi-las. Então, eles [líderes] pediram ao presidente que adiasse para o dia 24 de outubro”, declarou.

Com a retirada do PL das offshores da ordem do dia desta quarta-feira, o presidente Arthur Lira inverteu a pauta e iniciou a sessão para discussões dos Projetos de Lei que instituem o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas diagnosticadas com fibromialgia e criam o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.