Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Silvio Costa Filho assume ministério e diz que vai lutar pelo Porto de Santos

Márcio França deixa pasta de Portos e Aeroportos para acomodar o Republicanos no governo e assume novo ministério de Micro e Pequenas Empresas.

Ministro Silvio Costa Filho

Ministro Silvio Costa Filho

Antônio Cruz | Agência Brasil

A transmissão de cargo entre os ministros Márcio França (PSB-SP) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) na pasta de Portos e Aeroportos nesta quarta-feira (13) aconteceu na sede do ministério. O evento não teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas diferentemente da posse dos ministros, de forma reservada, no Palácio do Planalto, que recebeu críticas pela manhã, o auditório estava lotado. Silvio Costa Filho não falou por muito tempo, mas agradeceu ao presidente Lula e se emocionou ao falar sobre o avô e a admiração pelo presidente. “Será uma honra servir ao governo do presidente Lula. Nós vamos trabalhar muito nessa caminhada, junto com o presidente Lula para ajudar o Brasil”. Silvio Costa Filho apoiou a candidatura de Lula em 2022, mesmo com o partido declarando apoio a Bolsonaro.

Faltou espaço na cerimônia que foi programada para o auditório da pasta. O vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministros Juscelino Filho (Comunicações), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) Renan Filho (Transportes) José Múcio (Defesa), Jorge Messias (AGU) e o recém empossado André Fufuca (Esportes) participaram do evento.

As trocas nos ministérios foram para aproximar o Centrão do governo e tentar garantir mais votos em matérias prioritárias para o governo no Congresso. Mesmo com o ministério, o partido Republicanos tem afirmado que deve seguir independente. O deputado Hugo Motta (Republicanos - PB) avaliou nesta quarta-feira (13) que a posse de Silvio Costa Filho foi muito bem recebida pela bancada, que não deve passar a fazer parte da base do governo e, portanto, segue independente.

O novo titular da pasta de Portos e Aeroportos é deputado federal licenciado. Silvio Costa Filho nasceu no Recife e começou a vida política como vereador na capital pernambucana, em 2006. Ele foi eleito deputado estadual e reeleito em 2010 e 2014.

Silvio Costa Filho disse que pretende lutar contra a privatização do Porto de Santos em São Paulo e afirmou que, por ser uma decisão de governo, vai agilizar as tratativas a partir desta sexta-feira (15). “Decisão portuária de privatização é decisão de governo. Vou ligar para o diretor do Porto, Pomini (Anderson Pomini), para nos reunirmos a partir de amanhã (14).

O novo ministro também pretende seguir com o programa de passagens aéreas mais baratas para aposentados e prometeu procurar as companhias aéreas para buscar a redução nos preços das passagens. ‘Já temos uma reunião, hoje à noite, com os ministros de Minas e Energia e do Turismo para trabalhar pelo programa Voa Brasil que, em breve, queremos apresentar”.

Silvio Costa Filho substitui Márcio França, que assumirá o novo ministério do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresas.

Márcio França que deixa a pasta para assumir o ministério criado por Lula para não desagradar o PSB, disse que as atribuições da pasta do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresas ainda estão em discussão, mas que o Sebrae não deve ficar sob o guarda-chuva do novo Ministério.

Repórter da Itatiaia em Brasília
Leia mais