O deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) virou alvo de críticas de bolsonaristas depois de ter participado de uma cerimônia junto a ministros do governo federal em seu estado natal. Em uma das fotos que foram compartilhadas nas redes sociais, o parlamentar aparece “fazendo o L” - gesto que ficou conhecido por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua campanha eleitoral.
O deputado do PL esteve, na última quinta-feira (13), em Salgueiro, no Ceará, para participar de uma cerimônia de inauguração de um novo sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco. Ao lado de Yury do Paredão, estavam os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT).
Natural de Juazeiro do Norte, o deputado tem 34 anos e foi eleito com 90.425 votos nas eleições de 2022.
Essa não é a primeira vez em que Yury do Paredão é cobrado pela base bolsonarista. Em maio, o parlamentar se deixou fotografar ao lado do presidente Lula. Na ocasião, ele republicou uma postagem do presidente do PL, que disse que “se cumprimentou por cordialidade e respeito a liturgia do cargo de Presidente da República, ele está correto”
Yury do Paredão também foi cobrado pela sua postura em votações, na Câmara dos Deputados, favoráveis a projetos de interesse do governo. Ele foi um dos 20 parlamentares do PL a votarem a favor da reforma tributária.