Ouvindo...

Zema recalcula rota e autoriza aliados a derrubar veto a centros para autistas

Governador barrou criação de casas de acolhimento a portadores de TEA, mas deputados estaduais de situação concordam com oposicionistas sobre a necessidade desses espaços

Veto de Zema vai ser reavaliado por deputados estaduais de Minas

O governo de Romeu Zema (Novo) recalculou a rota a respeito da polêmica em torno da criação de centros de referência para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Minas Gerais. O chefe do Executivo vetou a ideia, aprovada pelos deputados estaduais. Agora, segundo soube a Itatiaia, o Palácio Tiradentes liberou os integrantes da base governista na Assembleia Legislativa a votarem pela derrubada do veto.

A criação dos centros de acolhimento à população autista une deputados de oposição a Zema a parlamentares simpáticos ao governador. A ideia foi proposta por Cristiano Silveira (PT), mas políticos situacionistas como Nayara Rocha, do PP, e Maria Clara Marra, do PSDB, passaram a articular em prol da derrubada do veto.

O voto dos governistas para anular o veto de Zema foi autorizado, inclusive, pelo secretário de Estado de Governo, Igor Eto, um dos articuladores políticos do Palácio Tiradentes. Para que a criação dos centros de referência seja possibilitada, ao menos 39 dos 77 deputados estaduais devem votar contrariamente à decisão do governador de barrar o projeto.

Nos bastidores, há a crença de que será possível conseguir os apoios necessários em prol das casas de apoio.

“Com os centros de referência podemos concentrar recursos, conhecimentos e profissionais especializados em um único local, garantindo um atendimento mais qualificado (aos autistas)”, diz Nayara Rocha

Como mostrou mais cedo a Itatiaia, Cristiano Silveira criou um abaixo-assinado para protestar contra o veto editado pelo governador. Segundo a equipe do petista, mais de 9 mil pessoas haviam aderido à campanha até essa quarta-feira (24).

“Consideramos extremamente lamentável que, durante o mês de conscientização do autismo, uma iniciativa tão relevante para a garantia dos direitos e suporte adequado a pessoas autistas tenha sido vetada, demonstrando uma clara falta de sensibilidade por parte do governador”, lê-se em parte do texto utilizado para divulgar o abaixo-assinado.

O veto de Zema aos centros de acolhimento aos autistas é um dos temas que trava a pauta de votações do plenário da Assembleia. Eles ainda não foram analisados pois os 20 deputados de oposição a Zema adotaram a tática de obstrução para pressionar o Executivo a enviar projeto de lei (PL) sobre o reajuste nos salários do funcionalismo público.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.