Ouvindo...

Mineiros são identificados em atos em Brasília e prefeito nega participação

Dois moradores de Brumadinho foram apontados como participantes, prefeito da cidade nega que tenha financiado

Joaquim Inocêncio Dutra e Amilton Fernandes, moradores de Brumadinho

Dois moradores de Brumadinho (MG) foram identificados por outros moradores da cidade como participantes de atos que terminaram em quebradeira em Brasilia e teriam sido presos. As fotos e vídeos deles nas manifestações circulam também em grupos de whatsapp na cidade.

Um deles seria Joaquim Inocêncio Dutra, conhecido como Pirueta, e o outro Amilton Fernandes, que foi candidato a deputado estadual pelo PRTB na última eleição. Recebemos a denúncia de que motoristas de ônibus apreendidos teriam dito que o prefeito de Brumadinho, Neném da Asa (PV), teria pago o frete dos ônibus que transportaram os militantes para a capital federal, mas a comunicação da prefeitura nega que tenha havido financiamento ou que a empresa dos veículos apreendidos seja do político.

Os nomes dos dois mineiros não constam na lista oficial de presos do Governo do Distrito Federal.

Outras ocorrências envolvendo mineiros foram registradas na última segunda-feira (9) dentre elas as apreensões de ônibus em Paracatu, Três Marias, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. A PRF fez as apreensões e as pessoas detidas foram levadas para unidades da Polícia Federal e Civil.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.