O leilão da Ceasa Minas, que estava marcado para acontecer na próxima semana, no dia 22 de dezembro, foi adiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em comunicado relevante divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15), a Comissão Especial de Licitação do governo federal informou que o certame foi desmarcado e um novo cronograma será marcado no futuro.
Segundo a ação, o patrimônio imobiliário da Ceasa está subavaliado, enquanto a avaliação apresentada ao BNDES é R$ 169.230.000,00, o valor real dos imóveis seria de R$ 470.753.000,00, segundo laudo pericial que consta em processo no Ministério Público do Tribunal de Contas da União.
A ação é assinada pela presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann, pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, pela deputada estadual eleita Macaé Evaristo, pelo deputado federal Rogério Correia e por Gleide Andrade, membro da executiva nacional do partido.
O deputado Rogério Correia comemorou a decisão do BNDES de suspender o leilão. “A pressão popular e as ações judiciais fizeram efeito e o BNDES anunciou, agora há pouco, o adiamento do leilão da Ceasa Minas que estava previsto para a próxima semana. No comunicado, o banco pontuou a necessidade de aprovação das contas do exercício de 2021. A Ceasa Minas é uma estatal importantíssima e peça fundamental na promoção da segurança alimentar e da garantia do abastecimento alimentício da população a preços razoáveis, além de assegurar espaço para comercialização da produção local da agricultura familiar”, afirmou o deputado petista.
Os petistas tentaram também suspender o leilão da concessão do metrô de BH,