Ouvindo...

Investigação irá responsabilizar suspeitos por ataque à sede da PF em Brasília, diz secretário

Manifestantes que tentaram invadir a sede da Polícia Federal (PF) serão responsabilizados, diz secretário do Distrito Federal

Manifestantes tentaram invadir prédio da Polícia Federal (PF) na noite desta segunda-feira

Secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Danilo informou na noite de segunda-feira (12) que uma investigação irá identificar os responsáveis pelo ataque à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, e declarou que o grupo responsável pelos protestos violentos será responsabilizado pelos crimes cometidos.

Leia também:

“Hoje ocorreu a prisão de um manifestante por meio do cumprimento de um mandado de prisão, que acabou desencadeando atos de vandalismo próximos ao prédio da Polícia Federal no centro de Brasília. Agora, continuaremos nas ruas e os responsáveis pelos crimes de vandalismo serão responsabilizados”, declarou.

Além do secretário, participaram da entrevista coletiva de emergência o futuro ministro da Justiça, o senador eleito Flávio Dino (MDB), e o futuro diretor-geral da PF, delegado Andrei Rodrigues.

Segundo Dino, o governo do Distrito Federal atua em parceria com a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para resguardar a segurança dele e do público no dia da posse, próximo 1º de janeiro. Os ataques em Brasília acontecem horas após a diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Leia mais:

Em função dos protestos, muito se especulou sobre um possível plano para remoção do petista do hotel onde ele está hospedado; entretanto, isto não irá acontecer nesta noite de segunda e início da madrugada de terça-feira (13), conforme definiu o secretário de Segurança, Júlio Danilo.

“Temos equipes no hotel onde o presidente se encontra hospedado, por ordem e cumprindo as determinações do governador Ibaneis Rocha de manter a ordem pública na cidade”, disse. Minutos antes da coletiva, Rocha (MDB) declarou que a ordem repassada à Polícia Militar (PM) do Distrito Federal previa a prisão de “vândalos”, como ele classificou os manifestantes.

Atos de vandalismo não serão tolerados em Brasília, diz secretário

Perguntado sobre a segurança em Brasília no dia da diplomação do presidente eleito Lula (PT), o secretário de Segurança do Distrito Federal negou ter havido falha na estratégia elaborada. “O que houve foi um ato deflagrado por parte dos manifestantes que se concentravam na parte central perto do prédio da Polícia Federal, e logo em seguida aconteceram atos de vandalismo. Um pequeno grupo acabou incendiando alguns carros, mas tudo foi prontamente reprimido”, disse.

Danilo pontuou ainda que atos como os ocorridos no início da noite de segunda-feira não serão tolerados. “Aconteceu hoje algo que não costumamos vivenciar na capital federal, e a gente não vai tolerar. Mas, a ordem foi restabelecidas e as pessoas identificadas serão responsabilizadas. Vamos trabalhar nas investigações e identificaremos quem está envolvido”, reforçou.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.