Ouvindo...

Exames de Lula apontam inflamação na garganta e mancha na laringe

Presidente eleito deu entrada no Hospital Sírio-Libanês para exames de rotina, que não indicaram retorno do câncer

Esforço vocal causou inflamação na garganta de Lula, diz boletim médico

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames médicos de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de embarcar para o Egito na próxima segunda-feira (14), onde é aguardado para uma série de reuniões durante a realização da COP27, a 27ª Cúpula do Clima das Nações Unidas.

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o petista tem uma inflamação na garganta, fruto de “esforço vocal”, e uma “pequena área de leucoplasia na laringe”. A leucoplasia é uma mancha branca na mucosa da prega vocal, cujo principal sintoma é a rouquidão.

Lula também foi submetido a exames de imagens, como ecocardiograma, angiotomografias e PET Scan, que mostram, segundo o boletim médico, “completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Na época, Lula teve um câncer de laringe e fez tratamento no Hospital Sírio Libanês com quimioterapia e radioterapia. No ano seguinte, os médicos constataram que o tumor havia desaparecido. Desde então, ele faz exames de monitoramento.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.