Uma proposta de plebiscito sobre a legalização do aborto no Brasil é o tema do podcast Palavra Aberta deste sábado (30). A ideia surgiu de senadores que são contra a interrupção voluntária da gravidez, em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
Hoje, o Brasil só permite o aborto em três casos: quando a gravidez resulta de estupro, quando há risco de morte para a gestante ou quando o feto é anencéfalo. Quem aborta fora dessas situações pode ser presa por até três anos, segundo o Código Penal.
No entanto, dados da Pesquisa Nacional de Aborto mostram que uma em cada sete mulheres com cerca de 40 anos já fez pelo menos um aborto, e que 43% delas precisaram de internação hospitalar para completar o procedimento.
Para discutir essa questão polêmica e complexa, o Palavra Aberta recebe a advogada Isabela Pedersolli, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da OAB Minas, e com o padre Otávio Juliano, coordenador do Comitê de Bioética da Arquidiocese de BH.
Assista
O podcast
O podcast Palavra Aberta é transmitido todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode acompanhar os episódios anteriores nas plataformas de áudio e no Youtube da Rádio de Minas.