Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Retrospectiva do Youtube: o que são breakout creators e topcreators?

As duas categorias levam em conta o crescimento dos canais de criadores de conteúdo no Brasil durante o ano

Minas Gerais teve três representantes nos rankins; dois são de BH

Minas Gerais teve três representantes nos rankins; dois são de BH

Reprodução | Redes Sociais

Na Retrospectiva do YouTube, que é um evento anual que celebra os criadores de conteúdo da plataforma, os criadores são divididos em duas categorias principais: breakout creators e top creators.

As duas listas são feitas com base no crescimento de inscritos durante todo o ano, incluindo apenas criadores de conteúdos, excluindo, assim, artistas, marcas, empresas de mídia e conteúdo infantil.

Os breakout creators são criadores que tiveram um crescimento significativo em seu número de inscritos e visualizações em um curto período de tempo. Quem lidera a lista deste ano é Micael Melo, que grava vlogs com desafios e grandes aventuras e soma mais de sete milhões de inscritos. Léo Medeiros, natural de Minas Gerais, produz conteúdos sobre viagens. Confira a lista completa:

  1. Micael Melo;

  2. Figuritalo;

  3. Léo Medeiros (Minas Gerais);

  4. Nauta;

  5. leozlinski;

  6. ByeBrunoFagundes;

  7. Neagle;

  8. Bird Ninja;

  9. Emanoel Oliveirah;

  10. Nathan Pereira.

A categoria top creators, além das métricas já citadas, também considera apenas canais que tiveram um crescimento de 200% em 2023 em relação a 2022. Esta categoria contempla criadores de conteúdos já estabelecidos na plataforma, com uma grande base de fãs e com um considerável alcance. MrBeast lidera o ranking no país mesmo sendo dos Estados Unidos devido aos conteúdos dublados e legendados, que facilitam o acesso de pessoas do mundo todo.

O segundo lugar é de Enaldinho, natural de Belo Horizonte, que produz conteúdos de desafios, coleções de figurinhas entre outros e, recentemente, fechou uma parceria com o Atlético. Também representando a capital, Anninha também compartilha vídeos de lifestyle e desafios. Confira o ranking completo abaixo:

  1. MrBeast;

  2. Enaldinho (Belo Horizonte);

  3. Micael Melo;

  4. Emilly Vick;

  5. Natan por Aí;

  6. Ju Araújo;

  7. Anninha (Belo Horizonte);

  8. GabrielGF;

  9. Rafa & Luiz;

  10. Leozinn 077.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.
Leia mais