USP desenvolve enxaguante de saliva artificial para pacientes com câncer

Pacientes com câncer de pescoço e cabeça podem sofrer com cáries agressivas após tratamento com radioterapia

Proteína usada no produto é ainda mais eficiente quando combinada com flúor e xilitol

Saliva artificial desenvolvida pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) pode ajudar no tratamento dos dentes de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. O líquido é feito em forma de enxaguante bucal, produzido com uma proteína extraída da cana-de-açúcar e modificada em laboratório, a CaneCPI-5.

No caso de pacientes com esse tipo de câncer, a aplicação de radioterapia muito próximo da boca pode destruir algumas glândulas salivares e comprometer a produção de saliva. A CaneCPI-5 ajuda a formar um “escudo” para os dentes, protegendo o esmalte contra os ácidos que os enfraquecem.

A proteína usada no produto é ainda mais eficiente quando combinada com flúor e xilitol. Durante os testes, ficou comprovado que o spray de saliva artificial reduz a atividade de bactérias, além da perda de cálcio e fósforo.

Leia também

Ainda não existe um produto específico no mercado para combater as cáries mais agressivas, que aparecem após a radioterapia. A patente da proteína CaneCPI-5 foi depositada há alguns anos. O desafio agora é ganhar escala para que a produção da saliva artificial seja realizada em conjunto com empresas interessadas na tecnologia.

“Nós já fizemos testes com a solução para fazer bochecho, com gel e com um filme orodispersível, que é um tipo de plástico que se coloca na língua e vai se dissolvendo e liberando a proteína. Já testamos em vários veículos e em todos encontramos um efeito muito bom para a CaneCPI-5. Vamos continuar testando outras tecnologias dentro do projeto temático para utilizar não apenas essa proteína, como também outras”, afirma a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, da FOB-USP, coordenadora do estudo.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...