Ouvindo...

Qual o significado do “i” em iPhone, iPad e iMac?

Primeiro equipamento a adotar a nomenclatura foi o iMac, em 1988

Produtos da Apple tinham prefixo “i” na época de Steve Jobs

Durante muito tempo, os produtos da Apple foram conhecidos pelos nomes que começavam com “i”. Eles inclusive ficaram conhecidos como “iDevices”. O primeiro equipamento a adotar o prefixo foi o iMac, em 1998. E qual foi o motivo para isso?

Leia também:

À época em que foi usado pela primeira vez, o principal significado do “i” era “internet”: o iMac foi o primeiro Mac a permitir conectividade cabeada. Assim, os usuários podiam conectá-lo à rede mundial de computadores.

Esse não foi, entretanto, o único significado para o “i” dos dispositivos da marca. Steve Jobs, cofundador da Apple, queria destacar a individualidade de cada usuário, bem como a necessidade de informar, inspirar e instruir.

A Apple, então, adicionou o prefixo “i” a todos os aparelhos que fabricava. É o caso do iPod, em 2001, do iPhone, em 2007, e do iPad, em 2010. A prática só foi abandonada quando Steve Jobs faleceu, em 2011, e Tim Cook assumiu o comando da companhia.

A partir de então, o nome da marca foi adicionado aos novos produtos. Houve rumores, por exemplo, de que o Apple Watch, de 2015, poderia ser chamado de iWatch e de que o Apple Car, que tem previsão de lançamento para 2026, levaria o nome de iCar — seu nome definitivo ainda não foi definido, mas ele tem sido chamado de Apple Car.

O fim do prefixo “i” pode estar relacionado a uma estratégia de marketing, com o uso de uma nomenclatura mais clara e direta. Por outro lado, a mudança preserva o legado de Steve Jobs e das marcas iMac, iPhone, iPad.