Ouvindo...

Quando uma TV Box é ilegal? Veja como consultar a sua

Nem todas as TV Boxes são ilegais, mas aquelas que não têm homologação podem trazer riscos ao consumidor

Há opções homologadas de TV Boxes

Se você usa TV Box, deve estar pensando o que vai acontecer com seu dispositivo depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou um plano de ação que vai bloquear 5 milhões de aparelhos. Então, calma: a agência só vai impedir a conexão de equipamentos ilegais — ou seja, que transmitem canais de TV paga sem autorização.

Leia mais:

Essa prática é considerada crime no Brasil, uma vez que infringe a lei de direitos autorais e a Lei Geral de Telecomunicações. Há, entretanto, dispositivos que transformam TVs comuns em SmartTVs para permitir acesso a plataformas de streaming e outros aplicativos. Entre os modelos homologados no Brasil estão Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV Stick, Amazon Fire TV e Roku Express.

Segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), cerca de 6 milhões de brasileiros usam o acesso ilegal ao conteúdo de televisão por assinatura. Os aparelhos sem homologação da Anatel não foram fiscalizados pelo órgão e podem oferecer riscos aos usuários.

Análises da Anatel encontraram softwares maliciosos em equipamentos sem certificação. Esses malwares são capazes de controlar o dispositivo remotamente sem autorização, acessar dados e informações dos usuários indevidamente e permitir acesso a dados de dispositivos que compartilham a mesma rede de internet.

Além disso, os técnicos da agência verificaram que o malware permite a operação remota de aplicativos instalados e a realização de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS - Distributed Denial of Service). “Isso traz riscos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações”, diz a entidade.

Como saber se seu dispositivo é legal?

Todas as TV Boxes legais vêm com selo de homologação da Anatel — o certificado deve estar colado no aparelho. Além disso, para ter acesso aos conteúdos, é preciso pagar assinatura: ou seja, quem tem acesso a conteúdos diversos sem pagar, provavelmente usa um dispositivo ilegal.

A Anatel tem uma plataforma em que é possível consultar produtos para saber se são homologados. Para conferir um item, visite este site.