Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Como bloquear o WhatsApp de um celular roubado

Conta pode ser bloqueada e reativada posteriormente, caso o aparelho seja recuperado

A primeira sensação de quem tem o celular extraviado, perdido, furtado ou roubado é de incredulidade. Em seguida, vem a ansiedade em relação a tudo o que estava no aparelho. Quem tem conta no WhatsApp, por exemplo, pode ter o perfil usado pelos criminosos para aplicar golpes em seus familiares e amigos.

Leia mais:

Por isso, é importante bloquear o acesso ao aplicativo o mais rápido possível. Uma das opções é rastrear e bloquear o acesso ao celular a partir de um computador (em myaccount.google.com/find-your-phone para o Android ou icloud.com/find para o iOS).

Se não tiver acesso a esse recurso no momento, entre em contato com a operadora de celular para bloquear o chip do aparelho. Isso vai impedir o uso da rede de dados móveis e o recebimento de ligações ou SMS.

Em seguida, entre em contato com o WhatsApp por e-mail (support@support.whatsapp.com ou support@whatsapp.com) e solicite o bloqueio da conta. Siga os passos:

  • no assunto do e-mail, coloque “Perdido/roubado: desative minha conta”;

  • informe o telefone com código internacional (+55), DDD e número completo. Por exemplo: +55 11 99999 9999;

  • envie o e-mail para que o WhatsApp inicie o processo de bloqueio da conta.

É possível recuperar conta bloqueada

Quando o WhatsApp bloqueia a conta, ela é desativada, mas ainda pode ser recuperada. Para isso, o usuário tem até 30 dias para reativá-la e evitar que seja excluída definitivamente.

Se o aparelho for recuperado, o primeiro passo é o desbloquear o chip para retomar seu uso. Isso é necessário porque só é possível reativar o WhatsApp com um chip de mesmo número. Quando a conta é retomada, o serviço exibe todas as mensagens recebidas pelo número durante o período em que a conta esteve bloqueada.

Leia mais