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Luís Reis, diretor executivo de parcerias da Seguradora Zurich, lembra que, antes, o roubo de aparelhos era motivado pelo equipamento em si, mas atualmente o motivo principal é o que há neles, como os apps de bancos. “As pessoas ficam ainda mais expostas a esse perfil de crime durante períodos como o carnaval”, aponta.
Algumas ações podem ser úteis antes mesmo de sair de casa. Há, ainda, recomendações para
Antes da festa
Quem tem mas de um aparelho, pode levar o modelo mais simples quando sair para o carnaval. Além disso, vale ocultar apps de banco, de alimentação e de transporte. É importante, ainda:
fazer backup dos dados na nuvem;
usar autenticação de dois fatores em todos os apps do celular;
cuidar das senhas: não as anote em blocos de notas, mensagens de WhatsApp ou e-mails. Prefira usar um gerenciador de senhas;
ter o IMEI em mãos: esse código permite pedir o bloqueio do acesso ao celular à rede das operadoras e ainda rastrear o aparelho. Para saber o IMEI, digite *#06# no celular e aperte “ligar”.
Reis aponta que a Federação Nacional de Bancos (Febraban) recomenda evitar usar
Durante o carnaval
Procure manter o celular sempre em um bolso da frente. É importante, ainda, evitar expor o dispositivo para tirar fotos, fazer ligações ou mandar mensagens. Se precisar mexer no aparelho, procure um local mais reservado. Para registrar momentos, vale a dica de levar um celular de menor valor.
Se for realmente necessário usar o celular na rua e nos transportes, é importante ficar numa posição em que consiga ver todo o ambiente no entorno. “Evite deixar o aparelho à vista de janelas. No automóvel, mantenha-o longe do painel do veículo ou suportes de para-brisa”, alerta Reis.
Após a folia
Se perder o celular ou tiver o aparelho roubado ou furtado me meio à festa, a primeira ação a ser feita é entrar em contato com o banco. A instituição pode bloquear o app, para impedir que o criminoso tenha acesso a ele.
Localize o aparelho com as soluções nativas do Android e do iOS que permitem encontrar o dispositivo a distância. Depois, é importante apagar todos os dados do celular (“Limpar dispositivo”, no Android, e “Apagar Dispositivo”, no iOS) — isso é possível se ele estiver conectado à internet.
É preciso entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip e da linha. Se você recuperar o celular, pode ligar novamente para a operadora e desbloqueá-lo. Para isso, vai ser preciso informar o número da linha, os números do RG e do CPF do titular da linha e apresentar nota fiscal do aparelho. Faça um boletim de ocorrência (BO): pode ser na delegacia eletrônica do seu Estado.
Informe familiares e amigos, para que eles não sejam vítimas de golpes aplicados pelo criminoso que está com o aparelho. Se receber ligações de