Ouvindo...

Para 2023, Pix pode ter débito automático e transferências internacionais

Projeto anunciado pelo Bacen em 2021 pode ser liberado no ano que vem

Pix vai lançar novas funções em 2023

A maioria dos brasileiros já usou, de alguma forma, o sistema de pagamento instantâneo (Pix). Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), até novembro de 2022, havia 140.056.979 usuários cadastrados no serviço. No mesmo mês, mais de 2,6 bilhões de transações utilizaram esse método e movimentaram mais de R$ 1 trilhão.

Leia mais:

E o sistema ainda não atingiu todo o seu potencial. Em 2023, um projeto que vem sendo anunciado pelo Bacen desde o ano passado deve finalmente ser liberado: o Pix vai ter funções como pagamento de contas em débito automático e agendamentos de transferências internacionais.

Atualmente, a opção pode ser usada para a quitação de boletos. Com a automação de débitos, vai ser possível utilizá-la para programar pagamentos recorrentes, como os de contas de água, luz e internet.

Já o Pix internacional vai permitir transações instantâneas entre usuários no Brasil e indivíduos e empresas de outros países. Ela deve demorar um pouco mais para entrar em operação, já que envolve a conciliação das leis vigentes sobre o tema nos países envolvidos.

Na terça-feira (20), quando foi paga a segunda parcela do 13º salário, o sistema superou pela primeira vez as 100 milhões de transações em apenas 24 horas. Nesse período, foram registrados R$ 60 milhões em transações.