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Anatel faz fiscalização em centros de distribuição da Shopee

Ação ocorreu em duas unidades na região metropolitana de São Paulo e foi a primeira em um estabelecimento cross docking

Segundo a Anatel, empresa colaborou positivamente para a realização da fiscalização

Cerca de 2 mil produtos para telecomunicações não homologados foram apreendidos em Centros de Distribuição da Shopee em cidades da região metropolitana de São Paulo pela Superintendência de Fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O valor estimado dos itens ultrapassa R$ 53 mil.

É a primeira vez que o órgão fiscaliza centros de distribuição da modalidade cross docking. Nesse sistema, os produtos comprados de diferentes vendedores no site são enviados a um armazém e, de lá, redistribuídos para os clientes. A Anatel já havia visitado centros de distribuição da Amazon e do Mercado Livre, mas a logística era outra.

Nesse tipo de ação, o principal desafio foi o fato de os produtos já chegarem embalados e em pacotes sem identificação do conteúdo. Além disso, só passam por esses locais produtos já vendidos: ou seja, há um volume menor para fiscalização. Sem contar que o tempo de armazenagem nessas unidades é curto.

Entre os itens obtidos pela equipe estão carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares. A atividade integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP).

A Anatel destaca que a fiscalização só foi possível graças ao trabalho de inteligência da entidade, bem como a tratativas e alinhamentos com que a equipe da Shopee. Segundo a agência, a companhia colaborou de forma positiva para que a fiscalização fosse possível e resultasse na retirada de circulação de milhares de produtos irregulares.

Combate à pirataria

Desde 2018, as ações de fiscalização do órgão já retiraram do mercado cerca de 5,4 milhões de produtos irregulares — com valor total estimado de mais de R$ 500 milhões. É possível acompanhar o resultado das ações de fiscalização na página da Anatel.

A homologação de produtos é um registro que garante que aquele item segue as normas de qualidade e de segurança estabelecidas no país. O documento é obrigatório para produtos que emitem radiofrequência e pode ser exigido para equipamentos relacionados. Para saber se um equipamento é homologado, basta verificar se ele tem o selo correspondente no manual ou na caixa, ou consultar o portal da agência.

Itens sem homologação não têm garantia de assistência técnica em caso de defeito e podem expor a riscos, já que não passaram por testes de segurança elétrica e de emissão de radiofrequência. Ao adquirir um produto irregular, o recomendável é devolvê-lo ou trocá-lo. Se não conseguir, o consumidor pode entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor e registrar denúncia nos canais de atendimento da Anatel.

O que diz a Shopee

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Shopee para mais informações sobre a ação da Anatel e sobre como tem atuado para combater a pirataria. A companhia diz que “continua comprometida em oferecer uma plataforma fácil, segura e agradável para micro, pequenos e médios empreendedores se conectarem com os consumidores”.

A plataforma destaca que exige que todos os vendedores do marketplace cumpram as leis locais e os Termos de Serviço da companhia, que, entre outros, proíbem a venda de mercadorias irregulares. “Também nos esforçamos para educá-los sobre regulamentos e políticas relevantes e tomamos medidas proativas para remover itens proibidos da plataforma. Continuamos colaborando com as autoridades relevantes para proteger nossos usuários”, completa.