Ouça a rádio

Compartilhe

Quer economizar a bateria do celular? Veja sete dicas

Algumas estratégias podem ser úteis para manter a energia existente no aparelho

Algumas táticas ajudam a economizar a bateria do celular

Você está fora de casa e se dá conta de que esqueceu o carregador do celular. É inevitável: a bateria vai acabar em algum momento e você pode ter dificuldade para carregá-la. 

Então, é preciso usar algumas estratégias para manter a pouca energia que resta. Veja, a seguir, algumas dicas — os testes foram feitos em um Redmi Note 9S com Android 10, mas servem para todos os dispositivos, embora haja pequenas diferenças nas nomenclaturas.

1. Reduza o brilho da tela

Um dos maiores gastos de energia vem justamente da tela do aparelho. Ao usar um nível menor de brilho, a economia da bateria é natural.

Vá a Configurações > Tela > Nível de Brilho:

Quando é utilizada a opção ‘Brilho automático’, o brilho é otimizado de acordo com a luz ambiente. Se preferir usar o controlador, quanto mais posicionado à esquerda, menor a luz da tela. Nesse caso, o brilho da tela permanece constante.

2. Desligue o GPS

Se não precisar da ferramenta (para ver um trajeto, por exemplo), desligue o GPS. O recurso é usado por alguns apps sem que o usuário perceba.

Vá a Configurações > Localização:

Desabilite a opção ‘Acesso à localização’.

3. Habilite a economia de bateria

O sistema operacional Android tem uma funcionalidade que permite poupar energia. O recurso deixa o sistema menos veloz e encerra aplicativos em segundo plano.

Vá a Configurações > Bateria e desempenho:

Lá, há as opções ‘Economia de bateria’, ‘Ultra economia de bateria’ e ajustes manuais. Na funcionalidade manual, é possível escolher quais itens quer ativar ou desativar de acordo com suas preferências. 

A ‘Economia de bateria’ restringe a atividade de apps, congela apps em segundo plano e limpa o cache sempre que o dispositivo é bloqueado. Já a ‘Ultra economia de bateria’ restringe atividade de alto consumo de energia e em segundo plano, reduz o brilho da tela e o desempenho do dispositivo para manter apenas os recursos básicos em funcionamento e aciona o tema escuro do aparelho.

4. Desative o bluetooth

O bluetooth é uma função que consome bastante energia e, a não ser que você o esteja usando ativamente, não precisa ser mantido ligado.

Vá a Configurações > Bluetooth:

Desative o recurso.

5. Desabilite o Google Assistente

Para economizar bateria, vale desligar o Google Assistente — que pode ser uma ótima ajuda no cotidiano, mas consome bateria quando está ativo.

Vá ao navegador Chrome e toque em nos três pontinhos no canto superior direito da tela. Escolha Configurações > Serviços do Google > Google Assistente no Chrome: 

Desligue a ‘Ajuda proativa’.

6. Remova os widgets

Os widgets facilitam o acesso aos apps, mas ficam em execução em segundo plano — o que causa maior consumo de bateria. Então, vale removê-los para economizar. 

Para isso, toque no widget escolhido e segure até ele ficar móvel. Depois, arraste-o até a lixeira (desinstalar) no alto da tela.

7. Desligue as atualizações automáticas

Os apps existentes no celular são atualizados automaticamente pela Play Store na presença de conexão Wi-Fi ou móvel. 

Vá à Play Store, clique no ícone do seu perfil (no canto superior direito da tela) e, em seguida, selecione Configurações > Preferência de rede: 

Em ‘Atualizar apps automaticamente’, escolha ‘Não atualizar apps automaticamente’ e, depois, selecione ‘Concluído’.

As mesmas técnicas podem ser usadas para economizar bateria no iPhone (com as especificações do iOS). Lá, vale adotar o ‘Modo pouca energia’, desativar a iCloud, a localização, o bluetooth, a assistente de voz Siri e o AirDrop, bem como parar notificações e atualizações automáticas.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido