O Atlético venceu o Corinthians na tarde deste domingo (13), na Neo Química Arena, e garantiu uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores em 2023. Com gol de pênalti marcado pelo atacante Vargas, o Galo chegou aos 58 pontos na tabela e terminou o Campeonato Brasileiro na sétima colocação.
Aos 41 minutos da etapa inicial, Nacho Fernández cruzou para dentro da área do Corinthians e o volante Fausto Vera travou a bola com a mão. No lance, o árbitro Bráulio da Silva Machado (SC) assinalou a marca da cal e, três minutos depois, Vargas converteu a cobrança para o Galo. Foi o quarto gol nos últimos quatro jogos do chileno pelo alvinegro, que balançou as redes pela sexta vez na temporada.
Em uma partida marcada por grande equilíbrio, o goleiro Cássio evitou que o Atlético pudesse sair com uma vitória mais larga na capital paulista, especialmente ao defender chutes de média distância dos jogadores alvinegros.
Nesta 38ª rodada, além do Atlético, o Athletico-PR e o Botafogo brigaram por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Como o Furacão venceu o próprio time carioca, na Arena da Baixada, os paranaenses encerraram o ano na sexta posição, com os mesmos 58 pontos do Galo. O critério de desempate ficou no número de vitórias: 16 a 15 para os comandados de Felipão.
Quem vai para a fase de grupos da Libertadores?
Palmeiras, Inter, Fluminense, Corinthians, Flamengo e Athletico-PR.
Quem irá disputar a fase preliminar da Libertadores?
Atlético e Fortaleza.
Quem foi rebaixado?
Juventude, Avaí, Ceará e Atlético-GO.