Ouvindo...

Em primeiro amistoso com Ancelotti, Brasil encara Coreia do Sul para manter tabu

Seleção faz primeiro teste rumo à Copa de 2026 após as Eliminatórias; Son Heung-min busca recorde histórico pela equipe asiática

Son Heung-min e Vinicius Jr. serão duas das principais ‘atrações’ do amistoso entre Coreia do Sul e Brasil, nesta sexta-feira (10)

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (10), às 8h (de Brasília), para encarar a Coreia do Sul no Estádio da Copa do Mundo de Seul. O amistoso marca o início da preparação do time comandado por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026 e reacende um confronto em que o Brasil leva ampla vantagem: são sete vitórias e apenas uma derrota em oito partidas.

O técnico italiano confirmou que o goleiro Bento será o titular e indicou mudanças na equipe em relação à derrota para a Bolívia nas Eliminatórias. A tendência é que o treinador mantenha o esquema com dois volantes e quatro jogadores avançados, o mesmo utilizado na vitória por 3 a 0 sobre o Chile.

Ancelotti destacou que os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, na próxima terça-feira (14), serão importantes para observações individuais e definição do elenco rumo ao Mundial. Este será o primeiro amistoso do comandante desde que assumiu a equipe.

Brasil quer manter tabu

Brasil e Coreia do Sul se enfrentaram pela última vez nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar, quando a equipe brasileira venceu por 4 a 1 com gols de Vinícius Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá.

Desde então, os coreanos buscam um novo capítulo em um confronto que já dura mais de duas décadas sem vitória asiática. Desde o primeiro encontro entre as seleções, em 1995, foram disputados oito jogos.

O Brasil soma sete vitórias e apenas uma derrota, em 1999, quando a equipe asiática venceu por 1 a 0, em casa, com gol de Kim Do-Hoon aos 47 minutos do segundo tempo. Desde então, a Seleção manteve uma sequência invicta contra o rival. São 26 anos de tabu sem derrotas para os sul-coreanos.

Como vem a Coreia do Sul

Do outro lado, a Coreia do Sul aposta em uma formação com três zagueiros e uma linha defensiva reforçada para tentar conter o poder ofensivo brasileiro. O técnico Hong Myung-bo, que estava em campo na única vitória coreana sobre o Brasil em 1999, quer testar sua equipe contra o adversário mais forte desde que assumiu o comando.

O grande nome dos sul-coreanos é Son Heung-min. O atacante do Los Angeles FC vive grande fase, com oito gols em nove partidas pela nova equipe, e pode se tornar o jogador com mais aparições pela seleção, superando o ex-atacante Cha Bum-kun e o próprio treinador.

O duelo também marca o primeiro jogo em solo coreano do meio-campista Jens Castrop, do Borussia Mönchengladbach, que deve atuar ao lado de Hwang In-beom, do Feyenoord, formando uma das principais apostas da equipe asiática para o futuro.

Retrospecto entre Brasil e Coreia do Sul

  • 1995 – Coreia do Sul 0 x 1 Brasil (amistoso)
  • 1997 – Coreia do Sul 1 x 2 Brasil (amistoso)
  • 1999 – Coreia do Sul 1 x 0 Brasil (amistoso)
  • 2002 – Coreia do Sul 2 x 3 Brasil (amistoso)
  • 2013 – Coreia do Sul 0 x 2 Brasil (amistoso)
  • 2019 – Brasil 3 x 0 Coreia do Sul (amistoso)
  • 2022 – Coreia do Sul 1 x 5 Brasil (amistoso)
  • 2022 – Brasil 4 x 1 Coreia do Sul (Copa do Mundo)

Próximo confronto na Ásia

Após o amistoso em Seul, a Seleção Brasileira permanecerá na capital sul-coreana até domingo (12), quando embarcará para Tóquio. Na terça-feira (14), o time comandado por Carlo Ancelotti enfrentará o Japão, às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto.

Coreia do Sul x Brasil

Coreia do Sul

Kim Seung-gyu; Kim Moon-hwan, Lee Han-beom, Kim Min-jae, Lee Tae-seok e Lee Myung-jae; Lee Kang-in, Hwang In-beom, Castrop e Son Heung-min; Hwang Hee-chan. Técnico: Hong Myung-bo

Brasil

Bento; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Estêvão, Rodrygo (Lucas Paquetá), Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti

Motivo: amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: sexta-feira (10), às 8h (de Brasília)
Local: Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, na Coreia do Sul
Árbitro: Abdurahman Ibrahim Al-Jassim (Catar)
Auxiliares: Taleb Salem Al-Marri (CAT), Saoud Ahmed Almaqaleh (Cat) e Kim Hee Gon (COR)
VAR: Khamis Mohammed Al-Marri (CAT)
Transmissão: Globo, sportv e ge tv

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports