Ouvindo...

Brasil defende tabu de 26 anos contra Coreia do Sul; veja retrospecto do confronto

Seleção Brasileira enfrenta sul-coreanos em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026 com ampla vantagem no histórico do duelo

Richarlison fez um dos gols da última vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (10), às 8h (de Brasília), para o primeiro amistoso de preparação rumo à Copa do Mundo de 2026. O adversário será a Coreia do Sul, no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em confronto que marca mais um capítulo de um histórico amplamente favorável ao Brasil, que não perde para os coreanos há 26 anos.

Desde o primeiro encontro entre as seleções, em 1995, foram disputados oito jogos. O Brasil soma sete vitórias e apenas uma derrota, em 1999, quando a equipe asiática venceu por 1 a 0, em casa, com gol de Kim Do-Hoon aos 47 minutos do segundo tempo. Desde então, a Seleção manteve uma sequência invicta contra o rival, que já dura mais de duas décadas.

Duelo na Copa do Mundo

O duelo mais recente entre os países aconteceu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Na ocasião, o Brasil goleou por 4 a 1, com atuação dominante e gols de Vinicius Jr., Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá.

Antes disso, em junho do mesmo ano, as equipes também haviam se enfrentado em Seul, no mesmo estádio do amistoso desta sexta-feira. Naquele amistoso, a equipe comandada por Tite goleou os sul-coreanos por 5 a 1, com gols de Richarlison, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e dois de Neymar.

Força fora de casa

O retrospecto geral também mostra a força brasileira jogando na Ásia. Das seis partidas disputadas em solo coreano, o Brasil venceu cinco e perdeu apenas uma, justamente a derrota de 1999. Os outros dois confrontos ocorreram fora do território sul-coreano, ambos com vitórias brasileiras.

Após o amistoso em Seul, a Seleção Brasileira permanecerá na capital sul-coreana até domingo (12), quando embarcará para Tóquio. Na terça-feira (14), o time comandado por Carlo Ancelotti enfrentará o Japão, às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto.

Retrospecto entre Brasil e Coreia do Sul

  • 1995 – Coreia do Sul 0 x 1 Brasil (amistoso)
  • 1997 – Coreia do Sul 1 x 2 Brasil (amistoso)
  • 1999 – Coreia do Sul 1 x 0 Brasil (amistoso)
  • 2002 – Coreia do Sul 2 x 3 Brasil (amistoso)
  • 2013 – Coreia do Sul 0 x 2 Brasil (amistoso)
  • 2019 – Brasil 3 x 0 Coreia do Sul (amistoso)
  • 2022 – Coreia do Sul 1 x 5 Brasil (amistoso)
  • 2022 – Brasil 4 x 1 Coreia do Sul (Copa do Mundo)
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports