Pela primeira vez durante a campanha eleitoral o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o candidato que tiver mais votos nas eleições deste domingo (30). Questionado pela jornalista Renata Lo Prete, da Globo, após o debate presidencial realizado pela emissora, o presidente confirmou que respeitará o resultado das urnas.
“Não há a menor dúvida. Quem tiver mais voto leva. É isso que é democracia”, disse Bolsonaro questionado se iria aceitar o resultado das eleições mesmo que ele seja derrotado no próximo domingo (30).
Nos outros debates e entrevistas ao longo da campanha eleitoral, Bolsonaro condicionava aceitar o resultado das urnas ao que chamava de “eleições limpas”.
Em entrevista ao SBT no dia 21 de outubro, por exemplo, quando questionado pelo jornalista Carlos Nascimento sobre o mesmo assunto, o presidente disse que
“Os militares foram convidados a integrar a Comissão de Transparência Eleitoral, nós temos um Comando de Defesa Cibernética, o pessoal trabalha antes, agora e vai trabalhar por ocasião do segundo turno também. Se nada for encontrado, não tem porque duvidar do resultado das urnas”, afirmou.
Na ocasião, ele disse, em seguida, que tem sido recebido pela população nas ruas, enquanto Lula “sequer almoça no restaurante do hotel”.
“Nas ruas você vê como eu sou tratado e como o outro candidato é tratado. O outro, até quando estar em hotéis sequer vai almoçar no restaurante do hotel porque não há clima para tal”, afirmou.