Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Onda de calor: morador denuncia vazamento de água enquanto bairros sofrem com o desabatecimento em BH

Cano estourado na rua Via Sacra, 119, no bairro Jardim São José, na região Oeste de Belo Horizonte, gera indignação

Imagens enviadas nesta sexta (17) mostram o vazamento

Imagens enviadas nesta sexta

Imagens cedidas à Itatiaia

Enquanto alguns moradores sofrem sem água em Belo Horizonte em plena onda de calor, outros denunciam o desperdício por parte da Copasa. E o ‘calorão’ vai piorar: este sábado (18) pode ser o dia mais quente da história da capital mineira (39 °C), conforme previsão da Defesa Civil municipal.

Um cano estourado há 20 dias na rua Via Sacra, 119, no bairro Jardim São José, na região Oeste de Belo Horizonte, chama a atenção de quem mora por lá. Segundo o militar da reserva José Maria, de 70 anos, o problema se estende desde o dia 25 de outubro sem nenhum retorno da Copasa. “Vi que muitos bairros na parte mais alta da cidade estão sem água. Enquanto isso, aqui está vazando água dia e noite. Isso é um absurdo”, disse.

A Itatiaia entrou em contato com a companhia que informou que irá ao endereço ainda nesta sexta-feira (17) para realizar a manutenção.

Sem água

Os relatos de falta de água na capital mineira vem dos bairros Morro do Papagaio, Taquaril e Jardim Alvorada. De acordo com eles, não há uma explicação da Copasa para a falta de abastecimento. Igrejas e escolas estão sem água e algumas precisam suspender as aulas.

No bairro Taquaril, região Leste de BH, mais ou menos 1,2 mil famílias estão sem água e se viram como podem, comprando água mineral para tomar banho e fazer comida. Alguns buscam água na casa de parentes. O sentimento do moradores é de abandono e descaso por parte da Copasa que, até a tarde dessa quinta-feira (16) ainda não tinha resolvido o problema.

De acordo com um morador, o aplicativo da Copasa informa que já existe uma manutenção preventiva na rede de abastecimento de água e que a previsão de solução do problema é até às 17h.

O que diz a Copasa

“A Copasa informa que as altas temperaturas e baixa umidade, observadas nos últimos dias, superou as variações sazonais normalmente observadas neste período do ano, impactando significativamente o fornecimento na cidade de Santa Luzia, principalmente em pontos mais suscetíveis a desequilíbrios no abastecimento como as regiões mais distantes e pontos de cotas topográficas elevadas, caso da Rua Poti, São Cosme de Cima (São Benedito).

Nesse período, a Copasa intensificou suas estratégias operacionais visando a manutenção da perenidade do abastecimento, por meio da realização de manobras operacionais e reforço do abastecimento com caminhões-pipa.

*com informações de Luiza Otávio Peçanha e Clarissa Guimarães

Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais