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Diarista recebe conta de água da Copasa com aumento de quase 3.000%

Conta de Graça Moreira foi de R$ 1.028,00 em julho, contra a média de R$ 36 normalmente pagos

“Quando vi, quase infartei. Não tem condições uma mudança dessas em um período tão curto”, diz Graça Moreira sobre o aumento na conta

A diarista Graça Moreira de Andrade, moradora do bairro Palmeiras, na Região Oeste de Belo Horizonte, levou um susto no mês de maio, quando sua conta de água passou dos R$ 36 que estava acostumada a pagar para R$ 100. Contudo, supôs um aumento no consumo e apertou as contas, no intuito de conseguir pagar o valor quase três vezes mais alto.

No mês de julho, no entanto, o valor ficou insustentável para a mãe de dois filhos, de 17 e 21 anos. A conta veio com o valor de R$ 1.028 reais, um aumento de 2.755%.

Segundo Graça, ela e os filhos não aumentaram o número de banhos, número de vezes em que as roupas são lavadas ou quantidade de faxinas realizadas na casa. Ela e a família continuaram com a mesma rotina e não sabem explicar como a conta saiu de R$ 36 para mais de R$ 1000 em dois meses. “Quando vi, quase infartei. Não tem condições uma mudança dessas em um período tão curto e sem eu ter esse aumento de consumo. Somos só três pessoas aqui em casa”, explica.

De acordo com a diarista, o período de julho é um dos piores do ano em sua área de atuação, já que as pessoas viajam de férias e diminuem a contratação de faxinas. “Eu não tenho condições para isso. Para pagar essa conta, eu não vou comer, não vou pagar a luz, vamos ficar sem outras coisas aqui em casa”, afirma.

Graça já acionou a Copasa, que também está enviando para sua casa contas no nome de sua mãe, falecida há dez anos. “Meu irmão foi até a Copasa para mim, pois eu tinha que trabalhar, e eles disseram que houve erro no sistema, mesmo”, diz. Mas a conta no nome da mãe persiste. “Eles tiraram o hidrômetro, não sei por que continuamos recebendo essa conta.”

Em nota, a empresa informou que o caso foi encaminhado para o setor responsável, que irá analisar as contas da consumidora. A empresa diz que o sistema da Copasa conta com mecanismos de verificação automática do consumo e, nos casos em que a leitura estiver fora dos parâmetros esperados, essa fatura é retida e começa um procedimento de checagem de eventuais distorções. Depois de revisada, a fatura é entregue no imóvel do cliente.

A Copasa dedica um trecho da nota para dizer que muitas vezes há alteração no consumo do cliente, como em períodos festivos como Final de Ano, Carnaval e picos de calor. Diz ainda que há possibilidade de algum vazamento interno oculto. Por fim, a Copasa diz que, como na Região Metropolitana, mais de 80% dos padrões de água se situam dentro dos imóveis, pode acontecer algum caso decorrente da dificuldade de execução de leitura dos meses anteriores.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.