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Redes sociais são o principal meio de comunicação para o consumidor mineiro, diz pesquisa

Levantamento mostra que 78% dos entrevistados têm nas plataformas digitais o principal meio para impactar escolha; avaliações dos produtos também têm peso

Redes sociais são meio de comunicação mais eficaz para influenciar decisão de compra dos mineiros

As redes sociais são o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra dos mineiros, de acordo com uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG). 78,2% dos consumidores mineiros apontam essas plataformas como o principal meio de comunicação que impacta suas escolhas.

Em seguida vêm o e-mail marketing (10,5%), o rádio (5,7%) e a TV (5,6%).

De acordo com o levantamento, as avaliações online também têm peso: para 77,2% dos entrevistados, ler comentários e opiniões sobre produtos e serviços é essencial antes de fechar uma compra. E a forma de comprar está cada vez mais híbrida: 51,8% dos mineiros preferem alternar entre lojas físicas e online.

“A internet mudou o jeito de consumir. Hoje é possível pesquisar, comparar preços e se informar com poucos cliques. Por isso, mesmo quem tem loja física precisa estar presente no meio digital, com boas estratégias”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

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Promoção vende

Entre os principais estímulos ao consumo, promoções e descontos lideram com 43,3% das respostas. Datas comemorativas (17,5%), postagens em redes sociais (13,9%) e campanhas publicitárias atrativas (12,4%) também têm destaque. Apenas 5,2% afirmaram comprar por necessidade.

“Uma boa promoção sempre chama atenção. Além de vender mais, o lojista consegue girar o estoque”, comenta Vinícius.

O que pode afastar o cliente?

Na hora de escolher onde comprar, o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%) são os fatores mais importantes. Por outro lado, a falta de um bom atendimento pode fazer 37,7% dos mineiros desistirem da compra. Preço elevado (25,6%) e prazo de entrega ruim (17,7%) também aparecem como pontos críticos.

“O lojista precisa olhar para toda a experiência de compra. Quando ela é positiva, o cliente tende a recomendar. Mas, se for negativa, ele provavelmente vai reclamar — e nas redes sociais”, destaca o economista.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.