Estudo aponta Brasil entre as principais referências em políticas públicas para biocombustíveis

Com políticas consolidadas e ambiente regulatório robusto, país se destaca no cenário global de transição energética

Brasil está entre as principais referências em políticas públicas para biocombustíveis

De acordo com estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil se consolidou como uma das principais referências globais em políticas públicas para biocombustíveis, apoiado por um arcabouço regulatório amplo e integrado que estimula tanto a produção quanto o consumo dessas fontes renováveis.

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2035 (PDE) destaca que essa posição de liderança é fruto de medidas como a obrigatoriedade de mistura de etanol anidro à gasolina C e de biodiesel ao diesel B, instrumentos que garantem mercado estável, previsibilidade e participação crescente dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

A diferenciação tributária entre combustíveis e a ampla adoção dos veículos flex fuel também fortalecem o setor, ampliando o uso do etanol. Além disso, o país conta com programas estruturantes, como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), e iniciativas voltadas à mobilidade de baixo carbono e à captura e estocagem geológica de CO₂, que reforçam a estratégia de descarbonização.

Segundo a EPE, esse conjunto de políticas incentiva investimentos, sustenta a expansão dos biocombustíveis e contribui para a eficiência energética e a redução de emissões de gases de efeito estufa. O marco regulatório brasileiro, ao integrar diferentes iniciativas e garantir previsibilidade ao setor, consolida o país como um dos líderes mundiais na transição para combustíveis mais limpos.

Leia também

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atualmente mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou na Band Minas e na TV Alterosa.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Oferecimento

Realização

cooparticipação

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Escola de negócio parceria:

Assessoria de imprensa