Natal 2025 deve movimentar R$ 84,9 bilhões no varejo brasileiro, aponta pesquisa

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil mostra que filhos lideram lista de presenteados e experiências ganham espaço

Compras online

O Natal segue como a principal data do varejo brasileiro, impulsionado pela tradição de troca de presentes e pela expectativa de aquecimento da economia.

De acordo com a pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, a data deve movimentar cerca de 84 bilhões e 900 milhões de reais, com a ida de aproximadamente 124 milhões de consumidores às compras.

O levantamento aponta que 76% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Natal. Os filhos continuam liderando a lista de presenteados, citados por 58% dos entrevistados, seguidos pela mãe, com 46%, pelo cônjuge, com 40%, e por pai e irmãos, ambos com 23%.

Também é com os filhos que se concentra o maior valor investido, seguidos pelo cônjuge e pela mãe. Em média, os consumidores planejam comprar quatro presentes, número que sobe para cinco entre as classes A e B.

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Em relação aos gastos, 31% afirmam que pretendem comprar mais do que no Natal de 2024, principalmente para oferecer presentes de melhor qualidade. Outros 38% devem manter o mesmo nível de consumo, enquanto 20% planejam reduzir as compras, citando a necessidade de economizar ou a insegurança financeira.

Roupas lideram a intenção de compra, seguidas por perfumes e cosméticos, calçados, brinquedos e acessórios. A pesquisa também mostra o crescimento da busca por experiências em vez de produtos: 43% consideram substituir presentes materiais por esse tipo de opção.

A comparação de preços será decisiva, com 82% dos consumidores pesquisando antes de comprar, principalmente pela internet, embora as lojas físicas sigam relevantes.

O pagamento via Pix aparece como a principal forma escolhida, seguido pelo cartão de crédito parcelado, com parcelas que devem se estender, em média, até abril ou maio de 2026.

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Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

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