Ouvindo...

Mercado prevê fim do ciclo de alta da Selic, segundo Boletim Focus

Relatório também atualizou as projeções de inflação, com estimativa de queda pela terceira semana seguida

Copom se reune nesta semana para discutir futuro da taxa de juros no Brasil

O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, indica que o mercado financeiro espera a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 14,75% ao ano. A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom), que inicia reunião nesta terça-feira (17), encerre o ciclo de alta iniciado em 2023. A decisão será anunciada na quarta-feira (18).

A última elevação da Selic ocorreu em maio, com aumento de 0,5 ponto percentual. Antes disso, o Copom havia promovido três altas consecutivas de 1 ponto percentual por reunião. Apesar das recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrando a redução dos juros, o mercado acredita que o Banco Central deve manter a taxa estável neste encontro.

Leia também

O boletim também atualizou as projeções de inflação. A estimativa para 2025 caiu pela terceira semana seguida, passando de 5,44% para 5,25%. Mesmo com a redução, o índice ainda está acima do teto da meta oficial, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Outros indicadores também foram revistos. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) subiu ligeiramente para 2,2% neste ano. Já a expectativa para a cotação do dólar ao fim de 2025 recuou para R$ 5,77.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio