Ouvindo...

Privatizada há três anos, Eletrobras muda de nome

Maior empresa de energia elétrica do país afirmou que nova marca consolida o processo iniciado com a privatização de 2022

Eletrobras passa a ser chamada de Axia Energia em novembro

Privatizada em 2022, a Eletrobras anunciou nessa quarta-feira (22) que vai mudar de nome. A maior empresa do setor de energia elétrica do país passou por um “rebranding” e, a partir de novembro, vai ser chamada de Axia Energia.

Segundo comunicado enviado ao mercado, a nova marca representa a “visão de futuro de uma Companhia orientada por disciplina financeira, excelência operacional e geração consistente de valor”. Axia é um termo de origem grega que significa “valor” e remete também à ideia de “eixo”.

“A nova identidade consolida o processo de transformação iniciado em 2022, que tem tornado a Companhia mais inovadora, ágil e preparada para responder aos desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado”, afirmou o comunicado.

Com a mudança, os códigos de negociação da empresa mudam a partir de 10 de novembro. Na bolsa de valores brasileira, a B3, as ações ordinárias da empresa, que dão direito a voto nas assembleias de acionistas, passam de ELET3 para AXIA3.

As ações preferenciais do tipo A serão AXIA5, em substituição a ELET5, enquanto as ações preferenciais do tipo B serão AXIA6, em substituição a ELET6. Os papeis preferenciais priorizam o recebimento de dividendos.

Em relação às ações de emissão da companhia na Bolsa de Nova York (NYSE), os papeis ordinários deixam de ser EBR para serem negociadas pelo código AXIA. Os papeis preferenciais serão AXIA PR, em substituição a EBR B.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.