Como manter o fluxo de caixa em um negócio instalado em uma cidade marcada pelo turismo sazonal? Para Alexandre Levi, dono do Vino Divino, comércio localizado em Monte Verde, a criatividade é o único caminho. Desenvolver atrações e combinar tecnologia com a experiência do cliente pode ajudar a fechar as contas nos meses de baixa temporada.
O experiente sommelier e empresário concedeu entrevista à Itatiaia durante a
“Em 14 anos, não teve um ano em que eu não precisasse criar uma estratégia diferente para o cliente. A propagação do que você cria é muito grande. Então, ao mesmo tempo que você lança algo novo, no dia seguinte outra empresa pode fazer igual e você perde o diferencial”, disse à Itatiaia.
Alexandre Levi, em entrevista à Itatiaia
Para atrair clientes, Levi buscou inovar. Em seu negócio, o turista pode se servir de uma variada carta de vinhos por meio de uma máquina semelhante a uma chopeira, mas projetada para extrair das garrafas o elixir das uvas.
“Eu acredito que o empresário do setor de turismo precisa ser muito criativo. Ele não pode se acomodar em momento algum. É necessário se reinventar todos os dias. Você se reinventa todo ano, toda temporada”, afirma.
Monte Verde
Monte Verde, distrito de Camaducaia
Ao analisar a realidade de Monte Verde, Levi destaca que o turista que se desloca até o distrito busca uma experiência de qualidade. Por isso, cabe ao empresário usar a criatividade para conquistar o cliente.
“É um destino para quem chega por Guarulhos ou Viracopos, aluga um carro, sobe a serra e vem para um lugar isolado em busca do melhor: uma boa experiência, boa gastronomia e um atendimento de qualidade. Para o empresário, quanto mais foco, criatividade e mente aberta, e quanto maior o interesse em conhecer outros destinos que atuam no mesmo nicho, maiores são as chances de se destacar”, finaliza.
1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno
O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, Sul de Minas, recebe a partir desta segunda-feira (24) a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, maior encontro do país dedicado ao setor. O evento reúne até quarta (26) gestores públicos, empresários, entidades nacionais e representantes de destinos como Gramado, Campos do Jordão e cidades serranas de todo o Brasil.
O evento busca consolidar a cidade, que fica entre São Paulo e Belo Horizonte, como um destino de luxo. A feira ocorre em momento propício, visto que Minas Gerais entrou na lista da revista Condé Nast Traveler como um dos destinos turísticos mais recomendados do mundo.
Organizada pela MOVE, pela Prefeitura de Camanducaia e pelo Governo de Minas, a feira busca integrar as “rotas do frio” e fortalecer o turismo de inverno no país. Serão mais de 45 estandes, além de atividades de networking e apresentação de cases nacionais.