Os micro e pequenos empresários mineiros estão investindo mais em 2025. Entre janeiro e setembro os empreendedores captaram R$ 338 milhões em crédito no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), volume 20% maior do que no mesmo período do ano passado. Os números tendem a crescer, já que para turbinar esses negócios neste final de ano, quando as vendas aumentam em função da alta demanda, o banco mineiro anuncia parceria com o Sistema Fecomércio-MG com foco na redução das taxas de financiamento para empresas vinculadas à entidade. Aliado a isso, o BDMG lança, ainda, campanha publicitária para apresentar as oportunidades que têm para quem quer crescer no mercado.
A partir da parceria com o Sistema Fecomércio-MG, o Banco disponibiliza linha de crédito com taxas mínimas de 0,37% ao mês + Selic, além de 24 meses para pagar, com 90 dias de carência. A condição é válida por tempo limitado e está disponível em todos os 853 municípios do Estado.
A condição será aplicada às linhas de capital de giro do BDMG, o que permite aos pequenos empreendedores associados à Fecomércio-MG aplicarem o crédito para reformar, quitar dívidas ou ampliar estoques, por exemplo. O recurso em caixa pode ser estratégico para se preparar para o fim de ano, quando o movimento é maior para os setores de comércio e serviços.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, lembra que os setores de comércio e serviços são os que mais geram empregos no Estado. “Isso demonstra a relevância dessa parceria não só para os empreendedores que terão a oportunidade de investir a um custo muito abaixo do que encontram no mercado, mas também para toda a sociedade mineira, já que poderá representar mais postos de trabalho e renda”, afirma.
Os pequenos negócios são responsáveis por 70% dos empregos gerados no Estado, segundo o Sebrae Minas. O Sistema Fecomércio-MG, que reúne mais de 740 mil empresas no Estado, é um parceiro estratégico neste contexto.
A contratação do crédito é realizada de forma totalmente digital pelo site do BDMG (bdmg.mg.gov.br) e a taxa exclusiva será aplicada de forma automática no momento da simulação do financiamento, com base no CNPJ informado e cadastrado no Sistema Fecomércio-MG. Simule aqui.
Crédito diferenciado
O plano de fortalecer novos empreendedores e estimular mais negócios no fim de ano conta ainda com outra iniciativa, o lançamento da campanha que leva o mote “Seu crédito, seu parceiro”. Com a ação, o banco reforça que o crédito pode ser um aliado para o crescimento de uma padaria, restaurante, pet shop, salão de beleza ou qualquer outro empreendimento.
O BDMG intensifica a comunicação com os mineiros para apresentar seus diferenciais enquanto banco público: ofertar um crédito justo e acessível, ao contrário dos bancos comerciais que visam o lucro em primeiro lugar.
As peças de divulgação destacam que a instituição tem as menores taxas do mercado, carência de até 12 meses para começar a pagar, além da facilidade de contratação que é toda digital, pelo site da instituição. Condições disponíveis para todos os pequenos empreendedores de todas as regiões do Estado.
Ano a ano, o BDMG amplia a sua atuação neste segmento. Entre janeiro e setembro foram 4.100 micro e empresas mineiras atendidas, 15% superior ao realizado no mesmo período de 2024. Os números demonstram que há demanda por este tipo de solução financeira junto a esse público. Confira nas