Consumo energético: saiba quais setores mais utilizam energia elétrica no Brasil

Setores de transportes e indústria concentram o maior uso de energia no país

Balanço energético ponta setores que mais consomem energia

Dados do Balanço Energético Nacional 2025 (BEN), produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com ano base 2024, indicam que o setor de transportes é o maior consumidor de energia no Brasil, responsável por 33,2% do total. Em relação ao mesmo período de 2023, o consumo nacional de energia aumentou 2,7%.

Impulsionado pela transição energética, o uso de biocombustíveis também cresceu: etanol hidratado registrou alta de 30,1%, e o biodiesel, de 19,3%.

O setor industrial aparece em segundo lugar, com 31,7% do consumo total. Em 2024, o uso de energia pela indústria cresceu 1,4%, sendo 64,4% de fontes renováveis — resultado do uso expressivo de bagaço de cana, lenha, licor preto (subproduto da celulose) e eletricidade renovável.

Entre as principais fontes utilizadas para geração de energia do setor estão a eletricidade (22%) e o bagaço de cana-de-açúcar (21%). Juntos, os setores de transportes e indústria concentram cerca de 65% de todo o consumo energético nacional.

Consumo residencial

O consumo em residências responde por 10,8% do consumo total, com crescimento de 3% em relação a 2023. A eletricidade é a principal fonte utilizada (50,8%), seguida por lenha (22,9%) e gás de cozinha (GLP) (20,7%). A renovabilidade do setor atingiu 71,8%, impulsionada pelo uso de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como a solar.

Nas residências, a energia solar é amplamente usada para o aquecimento de água. Em 2024, o uso total foi equivalente a 13,4 TWh, representando uma economia significativa de eletricidade no país.

Leia também

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atualmente mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou na Band Minas e na TV Alterosa.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção