O
A iniciativa, organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), sindicatos e prefeituras locais, convida as empresas a atuarem diretamente na preservação ambiental e na educação das comunidades, oferecendo ainda o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Estratégica como reconhecimento formal de suas ações.
De acordo com Lohanne Freitas, analista de Sustentabilidade da FIEMG, o OLIMPA se diferencia de outras iniciativas de sustentabilidade corporativa por integrar esporte, meio ambiente e responsabilidade social em um modelo de mobilização territorial, com ampla cooperação interinstitucional.
Caminhada Ecológica no início do projeto OLIMPA 2024 em Pouso Alegre-MG
Após o sucesso em Pouso Alegre por dois anos consecutivos, o OLIMPA será expandido em 2026 para várias regiões de Minas Gerais, incluindo incluindo Belo Horizonte, Betim, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Ipatinga, Timóteo, Conceição do Mato Dentro, Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Itabira, Ouro Branco, Congonhas, João Monlevade, Itatiaiuçu, Juiz de Fora, Cataguases, Montes Claros, Uberlândia, Itaúna, Divinópolis, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Extrema, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Atividades que engajam colaboradores e comunidades
Lohanne explica que o projeto convida indústrias a atuarem nos territórios onde estão inseridas, por meio de ações socioambientais, esportivas e educativas que envolvem comunidades e deixam um legado concreto.
Entre as atividades socioambientais estão o plantio de mudas, a coleta de resíduos de ruas e rios e a destinação correta de materiais recicláveis. No campo esportivo, o programa inclui caminhadas ecológicas, pedal com plantio, canoagem ecológica e corrida de orientação com mapas e bússolas, adaptadas conforme a realidade local.
Colaboradores participam de oficinas socioambientais no OLIMPA
Já as ações educativas envolvem capacitação ESG para colaboradores, oficinas em escolas, quizzes ambientais, cards informativos sobre datas comemorativas e atividades lúdicas, como paródias e gritos de guerra com temática ambiental.
“As ações esportivas, sociais e educativas são planejadas para gerar impacto concreto na comunidade, desde o plantio de mudas até oficinas socioambientais em escolas, incentivando empresas e colaboradores a participarem ativamente”, conta a especialista à Itatiaia.
O programa também organiza eventos como abertura online para alinhamento inicial, capacitação ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), caminhadas ecológicas, pedal com plantio, canoagem, oficinas socioambientais em escolas e o evento de encerramento com entrega do Troféu OLIMPA e do Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Estratégica.
Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
De acordo com Lohanne, o OLIMPA 2026 contribui diretamente para os ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).
O programa incentiva o uso consciente da água, a redução da poluição e a reutilização sustentável (ODS 6); promove a redução de resíduos, a mobilidade sustentável e a melhoria da qualidade ambiental urbana (ODS 11); reforça a conscientização e práticas que diminuem as emissões de carbono (ODS 13); apoia o reflorestamento, a recuperação ambiental e a preservação da biodiversidade (ODS 15); e fortalece a colaboração entre empresas, governos e comunidades, ampliando o impacto sustentável das ações (ODS 17).
O valor do Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental
Lohanne diz que o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Estratégica reconhece formalmente empresas que implementam ações voluntárias socioambientais, gerando diferenciação no mercado, confiança de consumidores, acesso a novos clientes, redução de riscos e fortalecimento da imagem corporativa. Segundo a analista, o Selo proporciona às empresas uma série de benefícios, entre eles:
- Diferenciação no mercado e conquista da confiança dos consumidores;
- Acesso a novos mercados e clientes, redução de riscos e contribuição para a sustentabilidade global;
- Melhoria da imagem corporativa e acompanhamento das tendências globais ESG;
- Fomento, visibilidade e credibilidade da atuação da empresa no estado;
- Valorização dos projetos socioambientais por meio da validação técnica da SEMAD e FIEMG/IEL MG;
- Visibilidade dos projetos através da plataforma IDE-SISEMA e site oficial da Aliança Ambiental;
- Apoio do IEL na gestão, avaliação e monitoramento dos projetos socioambientais;
- Integração das empresas ao movimento mundial associado às práticas ESG e criação de uma rede de experiências.
“O selo fortalece a preservação ambiental, valoriza os projetos das empresas e amplia a visibilidade das iniciativas junto a governos e comunidades”, diz Lohanne.
OLIMPA oferece reconhecimento oficial para empresas comprometidas com sustentabilidade e ESG
A especialista destaca que o projeto visa promover a união das indústrias mineiras e o aumento do desempenho socioambiental local, através de ações socioambientais esportivas que visam atender os desafios sociais e ambientais locais, fomentando o alcance das metas dos ODS da ONU e acompanhando as tendências ESG, por meio de projetos socioambientais voluntários.
“O OLIMPA proporciona benefícios maiores para o meio ambiente, auxilia as empresas a reterem mão de obra, fortalecimento da marca e diferencial competitivo, além de reforçar o compromisso das empresas no campo da sustentabilidade, deixando uma visibilidade positiva da comunidade em relação a empresa”, conclui Lohanne.