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Indústria brasileira amplia atuação no Sudeste Asiático

Missão empresarial à Indonésia e Malásia busca diversificar mercados e fortalecer comércio bilateral

Missão empresarial reúne empresas da indústria e do agronegócio em encontros bilaterais no Sudeste Asiático

Empresas de diferentes setores da indústria e do agronegócio participam esta semana de uma missão empresarial à Indonésia e à Malásia, acompanhando a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, 94 companhias integram a delegação, que tem como foco estreitar relações e identificar novas oportunidades de comércio no Sudeste Asiático.

A iniciativa é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) atuando como parceira nos fóruns econômicos Brasil-Indonésia, em Jacarta, e Brasil-Malásia, em Kuala Lumpur.

Para Frederico Lamego, superintendente de Relações Internacionais da CNI, a presença da indústria nesses eventos permite “construir uma agenda relevante para ampliação e diversificação de oportunidades comerciais”.

Potencial e números do comércio bilateral

Segundo estudos da CNI, setores como agroindústria, têxtil e defesa apresentam grande potencial de expansão nas relações com a Indonésia. O país registrou superávit de US$ 1 bilhão para o Brasil em 2020 e, em 2023, tornou-se o terceiro maior investidor da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no país.

Em setembro do ano passado, o comércio bilateral com a Indonésia atingiu US$ 567,8 milhões, sendo US$ 373,3 milhões em exportações — principalmente farelo de soja, óleos brutos de petróleo, açúcares e melaço — e US$ 194,5 milhões em importações, incluindo gorduras e óleos vegetais, calçados e peças automotivas. Há ainda investimentos em mineração, papel e celulose, tabaco e têxteis.

Na Malásia, o intercâmbio comercial alcançou US$ 487,2 milhões no mesmo período, com exportações brasileiras de US$ 346,4 milhões e importações de US$ 140,9 milhões, colocando o país na 23ª posição entre os destinos das exportações brasileiras.

Estratégia para diversificação de mercados

Diante de turbulências recentes no comércio global, como as taxações impostas pelos Estados Unidos, a CNI destaca a importância de explorar outros mercados. Ludmila Carvalho, secretária-executiva dos Conselhos da Europa e Ásia da CNI, aponta que a missão permitirá identificar novas oportunidades e melhorar o ambiente de negócios do Brasil com Indonésia e Malásia.

Ela ressalta ainda que a iniciativa está alinhada com a estratégia das federações estaduais e da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios, voltada à promoção comercial e ao apoio a empresas interessadas em expandir sua atuação internacional.

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Erem Carla é jornalista com formação na Faculdade Dois de Julho, em Salvador. Ao longo da carreira, acumulou passagens por portais como Terra, Yahoo e Estadão. Tem experiência em coberturas de grandes eventos e passagens por diversas editorias, como entretenimento, saúde e política. Também trabalhou com assessoria de imprensa parlamentar e de órgãos de saúde e Justiça. *Na Itatiaia, colabora com a editoria de Indústria.