Alckmin diz que 238 produtos brasileiros saíram do tarifaço dos EUA

Segundo o presidente em exercício, embora a redução tenha sido grande, 22% da pauta de exportação ainda segue sobretaxados

O vice-presidente Geraldo Alckmin

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), informou nesta sexta-feira (21) que 238 produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos deixaram de ser sobretaxados após uma ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Alckmin destacou, no entanto, que 22% da pauta de exportação ainda segue sob o regime do tarifaço, dentre eles, produtos como pescado, mel, uvas, máquinas industriais e calçados.

“Nós dissemos anteriormente que estávamos otimistas e queremos reiterar que nós continuamos otimistas e o trabalho não terminou. Quer dizer, ele avança. E agora eu diria que com menos barreiras”, afirmou o socialista em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

Leia também:

Segundo o presidente em exercício, o governo brasileiro apresentou no último dia 4 uma proposta à Casa Branca como contrapartida para ampliar a lista de produtos que deixarão de ser sobretaxados em 50%, mas não detalhou quais foram os termos e se restringiu a dizer que as negociações seguem acontecendo.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...