Ouvindo...

Vila Galé Inhotim: O que já se sabe e a data de inauguração do novo hotel anunciado para Brumadinho

Sonho antigo da rede portuguesa foi anunciado neste sábado (24) durante inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto

Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé, e Guilherme Augusto Morais, secretário de governo de Brumadinho, durante anúncio do Vila Galé Inhotim

Nem deu tempo de inaugurar o Vila Galé Collection Ouro Preto e a segunda unidade em Minas Gerais já foi anunciada pelo grupo. A cidade de Brumadinho será a segunda em Minas Gerais a receber um hotel da rede - novidade revelada em Ouro Preto neste sábado (24).

O negócio acabara de ser fechado quando foi anunciado por Jorge Rebelo, fundador e CEO da rede Vila Galé. “Eu hoje estava com o Prefeito de Brumadinho”, disse, “e já temos um anúncio para fazer de um protocolo que estabelecemos hoje para um projeto na cidade”.

A explicação do projeto ficou a cargo de Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé e filho de Jorge Rebelo. Bem humorado, brincando com “energia e intensidade” do pai, ele contou que o grupo se interessou inicialmente por investir em um hotel próximo ao Inhotim, por terem se encantado com o museu de arte contemporânea ao ar livre. Na época, a ideia não evoluiu e o grupo partiu para recuperar o prédio do Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo. Agora, o negócio se viabilizou.

Leia também

Construção do zero

A localização exata do novo hotel não foi revelada. Gonçalo explica que sera em “um terreno com uma vista fantástica e um enquadramento paisagístico muito bonito”, e que a obra será feita do zero e vai valorizar a região.

Além da proximidade com o Inhotim, o que motivou o investimento foi a proximidade com marcos históricos e a busca por um turismo mais sutentável do ponto de vista ambiental e social. “Buscamos criar emprego, criar renda, apoiar iniciativas, recuperar o patrimônio e também vemos os investimentos como um fator de responsabilidade social”, detalha Gonçalo.

Investimentos da prefeitura

Guilherme Augusto Morais, secretário de governo de Brumadinho, explicou que a Prefeitura vai transferir à empresa o terreno em que o hotel será instalado. "É um imóvel muito bem localizado, próximo ao Inhotim e à BR-381", detalhou. Com investimento previsto em 130 milhões de reais e 308 quartos, a previsão é que gere 300 empregos diretos na cidade.

“Vamos investir mais 8 milhões de reais em infraestrutura para potencializar a chegada do turismo a Brumadinho”, afirmou Morais, lembrando que está sendo construído um aeroporto perto da cidade e que o Governo de Minas prometeu duplicar a estrada que liga Brumadinho à BR-381.

Inauguração

O termo de compromisso será assinado ainda neste sábado (24). A partir daí, haverá a apresentação do projeto e o licenciamento. A previsão é que as obras comecem em 2026 e que a inauguração seja em 2027.

*A Itatiaia viajou a Cachoeira do Campo a convite da rede Vila Galé e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.