Ouvindo...

Vila Galé Collection Ouro Preto é inaugurado em Cachoeira do Campo, distrito da cidade histórica mineira de Ouro Preto

Grupo português abre primeiro hotel em Minas Gerais, que se junta aos outros 48 espalhados pelo Brasil e outros três países

Imagem aérea do Vila Galé Collection Ouro Preto, primeiro hotel da rede em Minas Gerais

A rede portuguesa de hotéis Vila Galé inaugurou neste sábado (24) o primeiro hotel da rede em Minas Gerais. É o Vila Galé Collection Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, na cidade histórica de Ouro Preto.

O prédio escolhido para sediar o empreendimento tem, por si só, uma série de simbolismos. O edifício histórico, tombado pelo Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), já foi sede do Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil.

Já no Brasil império, o prédio foi destinado a uma finalidade social e se tornou uma escola agrícola. Já no Brasil república, se tornou o Centro Dom Bosco, sob administração dos Salesianos. O local foi um Colégio interno e formou padres e alunos. Agora, se transforma em hotel.

Leia também

História, luxo e natureza

A tríade “história, luxo e natureza” é a síntese do que o Vila Galé de Ouro Preto busca oferecer aos seus hóspedes. A história, além do prédio, tem a ver também com a localização - a poucos minutos de Ouro Preto, primeiro patrimônio da Unesco brasileiro, para onde o hóspede pode viajar em poucos minutos.

O luxo está no serviço e opções propostos pelo hotel. Serão 311 quartos e atrações como cinco piscinas aquecidas, um Spa com massagens, sauna e hammam, biblioteca, os Museus da Polícia Militar e dos Salesianos, capela e clube para crianças e diversas opções de recreação - kart infantil, passeio de pedalinho, passeio de balão entre muitos outros.

A gastronomia é outra atração, com três restaurantes diferentes que oferecem culinária mineira, portuguesa e internacional, além de bares próximos às áreas de lazer. No terreno do hotel, está em instalação uma vinha e um olival, ambos com 15 hectares.

Por fim, o hotel também oferece contato com plantas e animais. É possível participar de passeios para a observação de aves, caminhadas ecológicas, entre outros.

Reservas

Neste primeiro fim de semana de funcionamento, o hotel fez uma abertura apenas para convidados. Já a partir do próximo fim de semana as reservas estão disponíveis no site do Vila Galé e em buscadores como o Booking. Até meados de junho o hotel funciona no regime de “soft opening”, com 215 quartos em operação. As diárias começam em torno de R$1200,00 o casal, com café da manhã incluído. Há opções para fechar pacotes de alimentação, com almoço e/ou jantar inclusos.

*A Itatiaia viajou a Cachoeira do Campo a convite da rede Vila Galé e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.