Ouvindo...

IR 2025: prazo para declaração começa na segunda (17); saiba como fazer

O Governo de Minas Gerais estima que 4,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) serão entregues neste ano

IR 2025: prazo para declaração começa na segunda (17); saiba como fazer

A Receita Federal informou que o prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começa na próxima segunda-feira (17) às 8h e encerra no dia 30 de maio às 23h59.

A entrega é obrigatória para cidadãos com renda total maior que R$ 33.888 em 2024. Para a atividade rural, o valor deve ser superior a R$ 169.440.

O Governo de Minas Gerais estima que 4,5 milhões de declarações serão entregues em 2025.

Como realizar a declaração do Imposto de Renda?

Wagner Bittencourt de Souza, superintendente adjunto da Receita Federal em Minas Gerais, reforça quais são os caminhos para entregar a declaração do imposto de renda.

Ele explica que a forma mais utilizada pelos contribuintes é o download pela internet do Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF).

Além disso, o superintendente adjunto cita outra forma. “A gente tem também o acesso ao site da Receita e ao programa Meu Imposto de Renda, onde você tem uma facilidade muito grande para poder fazer esse preenchimento de declaração. Ele é feito online e você não precisa baixar nada no computador”, afirma.

Leia também

Receita ajuda quem não consegue fazer sozinho

A Receita Federal promove iniciativas para auxiliar o contribuinte na hora de preencher a declaração. Entre elas estão os núcleos de apoio jurídico e contábil, conforme explica o superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, Mário Dehon.

“São acordos de cooperação técnica entre a Receita Federal e as instituições de ensino superior que possuem o curso de ciências contábeis. São 103 pontos em toda Minas Gerais, em que estudantes de ciências contábeis, com a supervisão de um professor e apoio técnico da Receita Federal, prestam o serviço de informar e de ajudar ou no efetivo preenchimento das declarações para aqueles contribuintes que não conseguem fazer sozinhos e não tem como contratar um profissional da contabilidade”, detalha.

Restituição

Neste ano, as restituições serão realizadas em cinco lotes. Confira as datas:

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 29 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

Os pagamentos vão seguir a seguinte ordem de prioridade:

  • Idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas com doença grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram por receber a restituição por Pix;
  • Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.