Ouvindo...

Mercado volta a elevar projeção sobre inflação, juros e dólar para 2024

Boletim Focus aponta IPCA acima da meta e Selic a 11,75%, enquanto câmbio e inflação pressionam cenário econômico

Expectativa do mercado é para nova rodada de aumento de juros até o fim do ano

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central elevaram pela quinta semana consecutiva a projeção de inflação para 2024. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (11), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, deve encerrar o ano em 4,62%, superando o teto da meta de 4,5%.

A nova projeção representa uma alta de 0,03 ponto percentual em relação à previsão da semana anterior. Além disso, as expectativas para a taxa básica de juros (Selic) também subiram. Os analistas consultados esperam que a Selic atinja 11,75% ao ano, com um aumento de 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para dezembro. Atualmente, a taxa está em 11,25%.

Leia também

Outro fator que pesa nas previsões de inflação é a cotação do dólar. No relatório desta semana, o mercado ajustou a projeção para o câmbio, estimando o dólar a R$ 5,55 no final do ano, cinco centavos acima do cálculo anterior. Embora ainda inferior à cotação atual, que ronda R$ 5,80, a alta do dólar é vista como um elemento de pressão sobre a inflação.

O que permaneceu inalterado em relação ao boletim da última semana foi a mediana das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, que se manteve em 3,10%. A previsão para 2025, subiu de 1,93% para 1,94%.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio