‘Movimento Improviso’ leva shows, batalhas de rimas e oficinas gratuitas ao CCBB BH

Celebração da cultura Hip Hop reúne artistas de todo o Brasil e homenageia os mais de 20 anos das batalhas de MCs no país

1° Congresso Brasileiro de Batalhas de Rima

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) está imerso na cultura Hip Hop com o Movimento Improviso, uma ocupação cultural que se estende até o dia 1º de dezembro. Realizado pela Família de Rua, o evento celebra as mais de duas décadas das batalhas de MCs no Brasil, trazendo uma programação diversificada e totalmente gratuita, que inclui shows, oficinas, painel expositivo, e competições de rimas e breaking.

Artistas de diversas regiões do país, como Soulra (MS) e o campeão nacional Spike MC (RJ), se unem a talentos mineiros como Tamara Franklin e Samora, Noroeste Side, e a grande campeã de batalhas Clara Lima (MG), que encerra a programação no dia 1º de dezembro com o show de seu disco “As Ruas Sabem”.

Destaques da programação

A semana está recheada de atividades:

  • Oficinas formativas: oportunidade para aprender sobre “Sonorização para Pequenos Eventos” com Emílio Dragão (26/11, 16h), “Rima e Improvisação” com BPO (27/11, 16h) e “Transmissão ao vivo e cobertura audiovisual” com Fael Diogo (28/11, 16h).
  • Duelo de times: a Família de Rua promove a primeira competição oficial de times de batalha de rimas improvisadas do cenário nacional, com a primeira fase na sexta-feira (28/11, 18h30) e a grande final no sábado (29/11, 18h30).
  • Batalha de Breaking: no domingo (30/11, 16h), dançarinos de todo o país competem na Batalha de Breaking, valorizando a dança dentro do movimento Hip Hop.

Shows

O Teatro II do CCBB BH será palco para apresentações de destaque:

  • Quarta-feira (26/11, 19h): Tamara Franklin e Samora apresentam o álbum colaborativo GINGA.
  • Quinta-feira (27/11, 19h): Soulra (MS), artista revelação e indicada ao Prêmio Multishow 2023, apresenta canções de seu álbum “Do Interior”.
  • Domingo (30/11, 19h): O grupo de rap underground Noroeste Side (MG) se apresenta com seu estilo que mescla trap, boombap e drill.
  • Encerramento com protagonismo feminino (01/12, 19h): Clara Lima (MG), um dos principais nomes do rap mineiro e campeã de batalhas, sobe ao palco para celebrar o protagonismo feminino no Hip Hop.

Painel expositivo e mapeamento nacional

Além das atividades no palco, o público pode conferir no Foyer do Teatro II o Painel Expositivo: Cronologia das Batalhas de Rima no Brasil, traçando a história do freestyle de 1999 a 2025. Também está disponível para navegação o Mapa Nacional das Batalhas, um levantamento da Família de Rua que reúne mais de 800 pontos de encontros de competições de rimas pelo país.

Leia também

Serviço: Movimento Improviso

  • Onde: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários - BH/MG
  • Quando: Até 1º de dezembro de 2025
  • Entrada gratuita: Retirada de ingressos pelo site ou na bilheteria do CCBB BH
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...