Belo Horizonte celebra o nascimento de um novo polo cultural com a inauguração do Cine Graciano nesta quinta-feira (27). Localizado no bairro da Lagoinha, o cinema é uma iniciativa da associação Filme de Rua, que desde 2015 atua na produção audiovisual junto a jovens que vivem ou viveram nas ruas da capital mineira.
O novo espaço, com 48 lugares, nasce para ser um ponto de exibição para o cinema independente, priorizando obras que abordem temas como direitos humanos, desigualdade social, democracia, e a promoção de grupos sub-representados, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.
Abertura e homenagem
A noite de estreia, às 18h, contará com a exibição dos curtas-metragens “Roubar um Plano”, de Lincoln Péricles e André Novais, e “Filme sem Querer”, também de Lincoln Péricles. O evento terá a presença dos diretores e a participação especial de lideranças da cultura popular, como Rainha Belinha e Pai Ricardo.
O nome da sala, Cine Graciano, é uma homenagem a Hugo Graciano, um dos jovens que marcou a trajetória da Filme de Rua desde o início do coletivo e que faleceu em 2024, aos 26 anos. Hugo, que teve a rua como lar por muitos anos, é lembrado por sua persistência e papel como artista, criador e mobilizador da associação.
Programação
Após a inauguração, o Cine Graciano receberá, na terça-feira seguinte (2 de dezembro, 19h), a exibição do documentário “Minha África Imaginária”, de Tatiana Carvalho.
As sessões semanais acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, com uma sessão da tarde às quintas, às 15h. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
O cinema está situado na Lagoinha, um bairro histórico e boêmio de BH, que hoje vive um processo de retomada cultural. A chegada do Cine Graciano reforça a vocação cultural da região, dando continuidade à missão da Filme de Rua, que já ocupou um espaço cultural no Edifício Sulamérica, no centro da cidade, até 2023.
Serviço: Inauguração do Cine Graciano
- Onde: Rua Itapecerica, 468, Lagoinha, Belo Horizonte - MG
- Quando: Quinta-feira, 27 de novembro, às 19h (sessão de abertura às 18h)
- Programação regular: Terças e quintas, 19h (e quintas, 15h)
- Entrada gratuita