Ouvindo...

Festival gratuito reúne chefs renomados com pratos a R$ 25 e sabores mineiros neste sábado (27)

O Festival Fartura ocorre no Mirante Belvedere, na Região Centro-Sul da capital, exige retirada prévia de ingresso e promete programação cultural com música e dança; confira a programação

11ª edição do Festival Fartura Belo Horizonte traz tema “Do interior para a capital”

Queijos autorais, risotos e pão com linguiça estarão entre as atrações gastronômicas do Festival Fartura Belo Horizonte, que chega à 11ª edição neste sábado (27) e domingo (28), no Mirante Belvedere, na Região Centro-Sul da capital. A expectativa é de reunir entre 5 e 7 mil pessoas em uma programação com o tema “Do interior para a capital”, que mistura sabores de chefs mineiros, pratos a preço médio de R$ 25, música e apresentações culturais.

“O formato do evento no Mirante Belvedere estreou em 2024 e, mesmo sendo novo, já foi aprovado pelo público. A montagem deste ano está incrível. A programação cultural está mais arrojada, com shows animados, e teremos chefs do interior nos restaurantes, trazendo uma comida afetiva. Mas também nomes de BH e de fora participando das cozinhas ao vivo, degustações e aulas”, disse Guilherme Sânzio, diretor de Produção da Plataforma Fartura.

Entre os confirmados estão Marina Leite Lima, do Casulo (Lapinha da Serra), Ana Maria e Adriana Fernandes, do Santa Matula Quintal (São Gonçalo do Rio das Pedras), Simone Cardoso, do Quintal de Vó (Serro), e Fred Curi, do Prato de Girassol Gastrobar (Oliveira).

Leia também: Festival de Tiradentes chega ao fim com 75 mil visitantes e sabores autênticos
Do peixe no chocolate ao feijão verde: combinações improváveis e surpreendentes no Festival de Tiradentes
Conheça a Vinícola Trindade, em Bichinho, que lançará seus primeiros vinhos este ano

“Teremos chefs de várias regiões do estado trazendo as riquezas do Norte ao Sul de Minas. Essa foi uma curadoria especial, porque deixa clara a ideia de que somos realmente inesgotáveis em ingredientes, sabores, temperos e histórias”, destacou Carolina Daher, curadora gastronômica.

De acordo com ela, muitos pratos prometem despertar memórias, ''seja pela própria receita ou pelo tempero”.

Ela citou o bolinho de rala, preparado com a raspagem do queijo fresco, como uma das surpresas. “A rala é muito apreciada nas regiões produtoras de queijo para fazer quitandas”, explicou. Outro destaque é o risoto de arroz vermelho, grão que foi proibido no Brasil durante séculos, além da polenta com umbigo de banana.

Além da gastronomia, o público poderá conhecer e comprar produtos de origem na Mercearia Fartura, que reúne cafés especiais, queijos autorais, geleias, cachaças artesanais, doces e antepastos de diferentes cidades de Minas.

Música e dança

A programação musical será gratuita e inclui discotecagem, jazz, samba e brasilidades.

Sábado, 27 de setembro

  • 12h às 20h – Deco Lima DJ
  • 14h – Banda Roça Nova
  • 15h – Circuito Mineiro de Dança: projetos socioculturais
  • 16h – Arthur Rezende
  • 17h – Circuito Mineiro de Dança: cortejo Grupo Aruanda
  • 18h – Nath Rodrigues
  • 19h – Circuito Mineiro de Dança: House of DuBeco apresenta Kiki Favela Ball
  • 20h – Baile da Dri

Domingo, 28 de setembro

  • 11h às 18h – Deco Lima DJ
  • 12h – Samba & Choro de Quintal
  • 15h – Circuito Mineiro de Dança: Cia. dos Anjos de Danças Urbanas apresenta Segue o Jogo
  • 16h – Di Souza canta Raul
  • 18h – Silva Soul
  • 19h – Circuito Mineiro de Dança: Cia Fusion de Danças Urbanas apresenta trechos do espetáculo Mexerica

Tiradentes

Leia também

No fim de agosto, a cidade histórica de Tiradentes recebeu a 28ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia, também organizado pela Plataforma Fartura. Foram dez dias de programação que reuniram mais de 75 mil pessoas, com pratos autorais e visitantes de várias regiões do país.

O evento é considerado um dos mais importantes do calendário gastronômico de Minas e serve de inspiração para o festival em Belo Horizonte.

Serviço

Onde: Mirante Belvedere – BH

Quando: 27 e 28 de setembro de 2025

Ingressos: retirada por aqui.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.