Ouvindo...

Estrelado por Zahy Tentehar, espetáculo premiado sobre a primeira mulher pajé chega a BH

Solo autobiográfico vencedor de Prêmios Shell será apresentado no Sesc Palladium em outubro

Zahy Tentehar

O solo autobiográfico AZIRA’I, estrelado pela artista indígena Zahy Tentehar, chega a Belo Horizonte para três apresentações no Sesc Palladium, nos dias 3 e 4 de outubro. A aclamada montagem, que recebeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz para Zahy e Melhor Iluminação para o espetáculo, aborda a relação dela com sua mãe, Azira’i, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão.

A vitória no Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2024 conferiu a Zahy Tentehar o título de primeira artista indígena a ser premiada nesta categoria no teatro brasileiro, um marco histórico. A relevância do trabalho também foi reconhecida internacionalmente após o espetáculo ser ovacionado no Festival d’Avignon OFF, na França, onde foi destaque em veículos de mídia europeus como Le Monde e Le Figaro.

Memória e Identidade Indígena em Cena

Coescrito por Zahy Tentehar e Duda Rios, o espetáculo foi criado a partir de memórias e vivências da atriz com sua mãe, Azira’i, que foi uma pajé suprema com vasto conhecimento de saberes ancestrais e medicinais.

Dirigido por Denise Stutz e Duda Rios, o trabalho é estruturado como um “musical de memórias” onde Zahy, no palco, celebra o legado espiritual materno através de lamentos ensinados por Azira’i e canções originais. A encenação utiliza elementos minimalistas — uma cadeira, uma cortina de corda crua — focando na performance, com projeções e iluminação premiada de Ana Luzia Molinari de Simoni.

A peça se aprofunda no diálogo entre mãe e filha, alternando cenas em português e na língua indígena Ze’eng eté. Zahy Tentehar ressalta que o objetivo é apresentar uma visão “absolutamente não romantizada” e mais humanizada dos povos originários. "É muito libertador poder falar do ser indígena de uma forma mais humanizada, sem estereótipos ou políticas. Quero poder contar a história de uma pessoa, como outras, que saiu de sua reserva, foi para a cidade e teve uma relação intensa com a mãe”, explica a atriz.

AZIRA’I é apresentado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e tem produção da Sarau Cultura Brasileira.

Leia também

Serviço - Espetáculo AZIRA’I com Zahy Tentehar

  • Datas e Horários:
    3 de outubro (Sexta-feira): 20h
    4 de outubro (Sábado): 16h30 e 20h
  • Onde: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro/BH)
  • Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro, com valores a partir de R$25,00.
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 80 minutos
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.