Ouvindo...

Espetáculo sobre luta contra racismo é destaque na MostrArte Feluma de outubro

Monólogo tem texto, direção e interpretação de ator premiado pelo desempenho

Clayton Nascimento

A programação da MostrArte Feluma de outubro apresenta o aclamado espetáculo “Macacos”, com entrada gratuita. O monólogo tem texto, direção e interpretação do ator Clayton Nascimento, premiado em 2023 com o Prêmio Shell de Teatro na categoria Melhor Ator pela performance na peça.

“Macacos” é uma obra que se aprofunda na discussão sobre a estruturação do racismo e o apagamento das memórias e ancestralidades negras profundamente enraizadas no Brasil.

Em cena, a peça se constrói a partir do relato de um homem negro que busca encontrar e ocupar novos espaços, confrontando o adjetivo que dá nome à obra. A montagem propõe uma reflexão contundente sobre essa palavra, considerada o xingamento mais utilizado contra a população negra em todo o mundo.

A MostrArte Feluma é uma iniciativa que integra a agenda de atividades culturais da Feluma. A realização é do Ministério da Cultura do governo federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), contando com incentivos de colaboradores da Feluma e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Seguros Unimed.

Leia também

Serviço - ‘Macacos’

  • Quando: 4 e 5 de outubro
  • Horários: sábado, às 19h | domingo, às 17h
  • Onde: Teatro Feluma - Alameda Ezequiel Dias, 275 - 7º Andar - Centro, Belo Horizonte
  • Ingressos gratuitos limitados, disponíveis na bilheteria do Teatro Feluma uma hora antes do início do espetáculo
  • Acessibilidade: Intérprete de Libras no domingo, dia (5), às 17h
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.