Acontece, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, o
Foram convidados membros do Ministério da Educação, 26 secretarias estaduais e do Distrito Federal de educação, 1.100 redes municipais de educação, sendo as 312 redes com maior número de atendimentos em nível nacional e também todas as redes municipais de Minas Gerais.
Pesquisa da Fundação FDG aponta fatores que prejudicam aprendizagem de estudantes Brasil tem apenas 1% dos alunos com alta proficiência em ciências: ‘Precisamos avançar’ Escola do Barreiro, em BH, se destaca no ensino público e conquista reconhecimento nacional Evasão escolar: FDG destaca papel da família na permanência dos jovens na rede de ensino
O público-alvo do evento engloba dirigentes estaduais e municipais de educação, dirigentes escolares e pedagógicos, ONGs comprometidas com a educação de qualidade, empresas com plataforma de sustentabilidade voltada à melhoria da educação brasileira e veículos de imprensa.
Rodrigo Godoy, presidente da FdG, que atua em 820 escolas mineiras de ensino fundamental, explicou, em entrevista ao Rádio Vivo, da Itatiaia, o método Gide, ou Gestão Integrada da Educação Avançada, de gestão de educação.
“Método é caminho para uma meta. Nossa meta em educação é que os alunos saiam aprendendo o método necessário para exercer funções no mercado de trabalho, ter dignidade, renda e emprego. A partir disso, estabelecemos as principais causas que estão gerando uma aprendizagem inadequada, planos de ação por escola, em conjunto com diretores e professores, e passamos a acompanhar essas ações”, apontou ele.
Assista:
Os protagonistas da educação
Godoy ressaltou o caráter do evento, que homenageia quem trabalha por uma educação melhor. A realização em outubro, inclusive, se dá pelo fato deste ser considerado o mês do professor.
“A abertura, no domingo (5), terá concerto do trio italiano IL VOLO!, em homenagem aos nossos educadores. Nosso festival é uma homenagem a quem está fazendo a diferença na educação. O concerto vem para abrilhantar e homenagear esses educadores”, explicou.
Rodrigo Godoy, presidente da FdG, que atua em 820 escolas mineiras de ensino fundamental, em sua participação no Rádio Vivo
O presidente da FdG ressaltou a necessidade de valorizar os profissionais que atuam na educação e buscam sua excelência.
“O professor e o gestor da escola, o diretor, são os protagonistas da educação. Isso tem que ser valorizado. Tem que respeitar a cultura da educação”, afirmou ele.
Para participar do Festival de Educação Liga da Gide
Comunidade Liga da Gide
A Comunidade Liga da Gide foi criada em abril deste ano como um espaço gratuito para troca de conhecimentos e práticas de gestão escolar.
“Ao longo de mais de 25 anos de atuação, a Fundação Gide (FdG) tem promovido o encontro entre educadores, escutado suas vivências e fortalecido uma cultura de partilha e cooperação. Esse compromisso ganhou ainda mais força com o lançamento da Liga da Gide, em abril deste ano, uma comunidade gratuita criada para democratizar o acesso a conhecimentos e experiências de gestão educacional eficaz”, destacou Isis Chaves, diretora técnica da Fundação da Gide.
Voltada para professores, coordenadores, supervisores, especialistas e diretores, a comunidade oferece acesso a ferramentas de gestão, metodologias aplicadas e comprovadas, além de conexão com uma rede nacional de educadores.
Para conhecer a programação completa e não ficar de fora desse movimento que está moldando o futuro da educação no país, clique