O Expominas, na Região Oeste de Belo Horizonte, recebe, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, o Festival Liga da Gide, que reúne educadores em torno de debates sobre o futuro da educação.
De acordo com a organização, o evento deve contar com a participação de mais de 4 mil educadores, discutindo o impacto da inteligência artificial e apresentando boas práticas pedagógicas já aplicadas com sucesso no setor.
“O Festival Liga da Gide vai debater o movimento de transformação necessário à melhoria da educação brasileira, trazendo reflexões sobre a importância da gestão para impulsionar resultados, o papel da inteligência artificial na educação e a relevância do desenvolvimento socioemocional”, afirmou Isis Chaves, diretora técnica da Fundação da Gide.
Leia também:
“Além disso, teremos a oportunidade de conhecer experiências inspiradoras, como a da Fundación Pies Descalzos, da Colômbia, criada pela cantora Shakira, que tem se destacado por iniciativas de grande impacto social e educacional”, acrescentou.
Criada por Shakira, a instituição atua na Colômbia com a missão de ampliar a qualidade da educação de crianças, jovens e suas famílias. No evento, o destaque será a participação de Patricia Sierra, diretora-executiva da Fundación Pies Descalzos.
Com mais de 40 anos de experiência, Sierra é mestre em psicologia social e especialista em desenvolvimento infantil. Ao longo da carreira, já liderou diversos projetos sociais, atuou em organismos internacionais como a UNESCO e recebeu o Prêmio She Is Global 2023.
Referência nacional
No cenário brasileiro, a convidada é a professora Maria Helena Godoy, reconhecida como autoridade em gestão escolar e idealizadora da metodologia Gide, utilizada pela Fundação da Gide (FdG).
Autora de 12 livros técnicos sobre gestão educacional e de sete obras infantis — duas delas aplicando conceitos de gestão ao cotidiano escolar das crianças —, Godoy foi diretora técnica da FdG por mais de 20 anos e hoje integra o Conselho Curador da instituição.
Comunidade Liga da Gide
A Comunidade Liga da Gide foi criada em abril deste ano como um espaço gratuito para troca de conhecimentos e práticas de gestão escolar.
“Ao longo de mais de 25 anos de atuação, a Fundação Gide (FdG) tem promovido o encontro entre educadores, escutado suas vivências e fortalecido uma cultura de partilha e cooperação. Esse compromisso ganhou ainda mais força com o lançamento da Liga da Gide, em abril deste ano, uma comunidade gratuita criada para democratizar o acesso a conhecimentos e experiências de gestão educacional eficaz”, destacou Isis Chaves, diretora técnica da Fundação da Gide.
Voltada para professores, coordenadores, supervisores, especialistas e diretores, a comunidade oferece acesso a ferramentas de gestão, metodologias aplicadas e comprovadas, além de conexão com uma rede nacional de educadores.
Para conhecer a programação completa e não ficar de fora desse movimento que está moldando o futuro da educação no país, clique