Ouvindo...

Cine Santa Tereza promove Mostra Panorama Brasil com entrada gratuita em BH

Evento reúne dez filmes nacionais entre os dias 1º e 26 de outubro e reforça a diversidade da produção cinematográfica brasileira

O Cine Santa Tereza promove, a partir desta quarta-feira (1º) até 26 de outubro, a Mostra Panorama Brasil, que vai reunir dez produções brasileiras com diferentes temáticas e estilos. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla ou diretamente na bilheteria do cinema, 30 minutos antes do início de cada exibição.

Leia também

Abertura com ‘O Homem Cordial’

A sessão de abertura acontece nesta quarta, às 19h, com a exibição de “O Homem Cordial” (Iberê Carvalho, 2019). O longa apresenta a trajetória de um astro do rock dos anos 1980 envolvido em um escândalo que coloca em debate fama, política e violência.

Diversidade de temas

A programação da Mostra destaca narrativas que dialogam com questões sociais, ambientais e de classe. Entre os filmes, estão:

  • “Lavra” (Lucas Bambozzi, 2021), que retrata o retorno de uma mulher à cidade marcada pela tragédia do rompimento de uma barragem;
  • “Carvão” (Carolina Markowicz, 2022), drama sobre uma família do interior diante de um acordo sombrio;
  • “Que Horas Ela Volta?” (Anna Muylaert, 2015), premiado longa que aborda desigualdade, maternidade e relações de classe.

Obras simbólicas e experimentais

A Mostra Panorama Brasil também inclui produções que exploram linguagens poéticas e universos experimentais. Entre elas, estão:

  • “A Praga” (José Mojica Marins/Matheus Sundfeld/Pedro Junqueira, 2023), fábula sombria que mistura encantamento e maldição;
  • “Agreste” (Paula Gaitán, 2010), documentário-poético sobre identidade e corpo em relação à natureza;
  • “Nheengatu” (José Barahona, 2021), registro de uma viagem pelo Rio Negro em busca da língua imposta pelos colonizadores.

Juventude e resistência

Outros destaques são obras que refletem a juventude e os debates sociais contemporâneos:

  • “Urubus” (Claudio Borrelli, 2023), que acompanha um grupo de pichadores em São Paulo diante do debate entre arte e marginalidade;
  • “Partida” (Caco Ciocler, 2019), documentário que registra a campanha política de uma atriz em viagem até o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Serviço

Data: 1º a 26 de outubro
Ingressos: gratuitos pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões (sujeito à disponibilidade)
Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Una. Passagens por assessoria política, assessoria de imprensa e TV Alterosa, onde atuou como repórter, produtor e editor do Jornal da Alterosa. Atualmente, produtor do Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia.