A partir desta quarta-feira, 4 de março, as galerias do térreo do CCBB BH transformam-se em um espaço de introspecção e confronto. A artista maranhense Marlene Barros, com quatro décadas de trajetória, desembarca em Belo Horizonte com a exposição “Marlene Barros: tecitura do feminino”. A mostra reúne 13 obras que utilizam a delicadeza das tramas para entregar mensagens de impacto político e social.
Para Marlene, estar na capital mineira é uma vitória que vai além do currículo. Ela descreve o sentimento de ocupar um dos principais equipamentos culturais do país como um momento de “beliscar-se” para acreditar na realidade.
“A gente fica lá no Nordeste e é muito isolado. São Luís é lá na ponta do Brasil. Para furar essa bolha e vir aqui para o Centro-Sul é muito mais difícil”, desabafa a artista.
A montagem, descrita por ela como “carinhosa”, é o resultado de um esforço para trazer a voz da mulher nordestina para o eixo central do debate artístico nacional, fazendo valer cada quilômetro da viagem.
Marlene Barros é categórica: sua produção é uma ferramenta de luta. Através de suas mãos, fios e agulhas criam cenários que refletem o estado de alerta constante vivido pelas mulheres. A artista busca provocar uma reação visceral no visitante, mas, apesar da dureza dos temas, a técnica da tecitura traz uma camada de beleza que convida ao olhar demorado.
Programação de abertura (Mês da Mulher):
- 07/03 (Sábado): Visita mediada com a artista e a curadora Betânia Pinheiro (15h às 17h).
- 08/03 (Domingo - Dia da Mulher): Palestra “Tecitura do Feminino: Processos” (16h).
Confira!
Marlene Barros: tecitura do feminino
- Local: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450)
- Data: 4 de março a 1º de junho de 2026
- Horário: quarta a segunda, das 10h às 22h
- Entrada: gratuita (retirada no site
ccbb.com.br/bh ou na bilheteria)