Carlo Bernardini é um dos nomes confirmados da 4ª edição da Festa da Luz, que
Intitulada “Infinito Refletido”, a obra inédita de Bernardini conta com instalações que usam a fibra óptica para criar uma estrutura de luz que desafia a gravidade e convida o espectador a uma experiência estética de suspensão e imaterialidade.
“Eu uso a fibra óptica para criar desenhos mentais que desdobram em um espaço escuro dominando e transformando o próprio espaço deslocando as coordenadas preceptivas do observador”, conta o artista.
Bernardini conduz pesquisas experimentais em arte contemporânea desde 1990, unindo o espaço e a luz. “Essas formas geométricas luminosas mudam de aparência dependendo do ponto de vista dando a impressão de encontrar-se diante de instalações sempre diversas”, explica ele.
“A forma abstrata da obra visa transformar a percepção do lugar englobando o espaço aéreo existente entre os complexos arquitetônicos. As formas visuais nunca idênticas determinam uma reconfiguração do espaço de qualquer ângulo, se interno ou externo, em uma nova arquitetura de luz”, destaca Carlo.
A exposição do artista entra para as atrações da Festa da Luz por meio de uma parceria entre o evento cultural e o Consulado Geral da Itália de Belo Horizonte. A participação de Carlo Bernardini é uma forma de apresentar a cultura da vanguarda artística italiana contemporânea aos mineiros e reforçar o intercâmbio artístico entre os países.
“O conceito [da exposição] é uma transformação perceptível onde a luz cria um desenho no espaço e muda de acordo com os pontos de vista e os movimentos do observador que se encontra a viver dentro da obra.”
Festa da Luz 2025
A Festa da Luz 2025 contará com 13 instalações inéditas, além de projeções luminosas, música de diversos estilos, performances e intervenções artísticas. O evento acontece entre 14 e 17 de agosto em diferentes pontos do hipercentro da cidade. O
Entre as atrações, estão os artistas Alex Senna, Francine de Paula, Amara Moira, o arquiteto Rafael Cançado, o poeta Francisco Mallmann, o Coletivo Levante, a dupla Mutabile Arquitetura e João Wilbert e muito mais. O festival também será marcado pelo Duelo de MCs e pelo movimento Velha Guarda do Soul.
“Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro”, afirma Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.
O evento é uma realização da Casinha, Híbrido, Pública, Governo de Minas e Governo Federal, com patrocínio exclusivo da CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Descentra Cultura).
Serviço - Festa da Luz 2025 – 4ª edição
- Quando: 14 a 17 de agosto de 2025
- Onde: Hiperentro de Belo Horizonte – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e rua Sapucaí.
- Entrada gratuita